Casan polui o Papaquara
09/06/2009
Prefeitura lança oficinas de Arte-Educação e deflagra reforma do Forte Santa Bárbara
09/06/2009

SC ganha prêmio como Estado inovador em TI

Blog, twitter, flickr. Essas são apenas algumas das ferramentas virtuais adotadas pelo Governo de Santa Catarina para interagir com os cidadãos pelo imenso mundo da internet. A intenção do governo catarinense é melhorar cada vez mais a comunicação com a sociedade e oferecer um atendimento mais eficiente para a população. Além disso, o Governo deseja garantir cada vez mais atendimentos à população por meio das facilidades proporcionadas pela informática e garantir transparência, explica o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Djalma Amorim. Para isso, estão sendo usadas as tecnologias da informação e Comunicação. O objetivo é instalar o “Governo Eletrônico”, que compreende um sistema unificado de dados, voz e imagem. A intenção é criar uma plataforma de serviços que funcione 24 horas por dia para que o cidadão tenha acesso ao governo sem limites geográficos, destaca Amorim.

Além disso, por meio de uma parceria com o Tribunal de Contas catarinense, também estão na rede do Governo os dados de controle interno de prefeituras, câmaras e órgãos do Executivo Estadual. Dessa maneira, o cidadão pode acompanhar diariamente receitas e despesas dessas instituições. Por essas e outras iniciativas na área de tecnologia da informação, Santa Catarina será homenageado com o Prêmio de Estado Inovador do ano. A cerimônia será realizada durante o 15º Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública (Conip), promovido de 8 a 10 de junho, em São Paulo. Durante a abertura do Congresso, o governador Luiz Henrique da Silveira apresentará o trabalho do CIASC. Com mais de 320 servidores, 80% envolvidos diretamente no setor de Tecnologia da Informação (TI), o CIASC desenvolve um trabalho que pode ser referência para outros estados por ser líder nacional na implantação do Governo Eletrônico. Segundo o presidente do CIASC, Djalma Amorim, há dois anos a modernização começou a ser uma das prioridades do governo catarinense. “Aos poucos, papel e carimbo estão sendo abandonados e substituídos por documentos eletrônicos”, explica Amorim. Durante o congresso, no dia 9 de junho, também serão apresentados os trabalhos referente ao Guia Multimídia desenvolvido pelo CIASC, o Sistema Integrado de Obras Públicas. Além do Sistema de Conhecimento da Rede de Inteligência da Policia Militar de SC. O Conip O 15º Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública é o principal fórum brasileiro de apresentação e discussão das tendências e iniciativas de modernização do serviço público com uso da Tecnologia da Informação e Comunicação. As melhores práticas são apresentadas anualmente ao mercado.

(Fábrica de Comunicação, Adjori/SC, 09/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *