Prodetur?
16/06/2009
Fundação Catarinense de Cultura participa de evento da Frente Parlamentar da Cultura
16/06/2009

Projeto da UDESC faz mapeamento das bibliotecas públicas do estado

O projeto de extensão “ Gestão do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina”, coordenado pela Biblioteca Universitária da UDESC, está realizando o cadastramento de todas as bibliotecas públicas municipais catarinenses, com o objetivo de verificar a situação dos estabelecimentos no estado.
A primeira ação do projeto foi a distribuição de um formulário para todas as bibliotecas dos 293 municípios do Estado. O formulário foi baseado nas diretrizes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e pretende levantar dados como o tamanho do acervo das bibliotecas, número de computadores e acesso à internet.
De acordo com a responsável técnica pelo levantamento, a bibliotecária Maria Juçara Corrêa, até o fim de maio quase 70% dos municípios já tinham respondido ao cadastro.
Após o levantamento dessas informações, será feita uma base eletrônica sobre as bibliotecas catarinenses, que poderá ser acessada por qualquer pessoa. Segundo a coordenadora da Biblioteca Universitária da UDESC, Lucia Marengo, com a detecção dos principais problemas serão criados cursos de aperfeiçoamento de pessoal, além do planejamento da informatização da rede de bibliotecas públicas.
Com os dados obtidos até agora, verificou-se que as cidades de Celso Ramos, Forquilhinha e São Miguel da Boa Vista ainda não possuem biblioteca pública. Já nos municípios de Armazém, Palma Sola e Rodeio as bibliotecas estão desativadas.
O levantamento realizado também está sendo utilizado pelo projeto do governo federal Mais Cultura, que pretende implantar bibliotecas públicas em todos os municípios do país. O projeto é organizado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e pelo Ministério da Cultura
O mapeamento das bibliotecas do estado faz parte do projeto “Biblioteca Pública de Santa Catarina: um Modelo de Gestão”, uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura e a UDESC. Mais informações no link: http://www.udesc.br/make_page.php?id=366&noticia=414
(FloripaNews, 16/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *