Sexta no Jardim completa três anos de programação cultural no Centro de Florianópolis
05/06/2009
Curso “Como evitar autuações e multas na sua empresa conhecendo a Lei de Crimes Ambientais
05/06/2009

Oficinas de capacitação em museologia do Sistema Estadual de Museus/SC

Confira os cursos que serão oferecidos. De 8 a 10 de julho em Porto União/SC. Vagas gratuitas.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) está com inscrições abertas para as oficinas de capacitação em museologia que acontecerão na cidade de Porto União, entre os dias 8, 9 e 10 de julho. O evento conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura.

As oficinas têm como objetivo de instrumentalizar e qualificar os profissiomais que atuam em museus, centros de cultura, memoriais e instituições afins; além de propor a congregação das pessoas e a fomentação do debate acerca dos assuntos considerados relevantes para a área museal. Serão oferecidas duas oficinas gratuitas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Para efetivar a inscrição, os interessados devem enviar um formulário padrão preenchido (clique aqui para fazer o download), para o e-mail: there.wolff@hotmail.com.

1. PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS:
Ementa: Tem por objetivo esclarecer e informar sobre a formatação de projetos culturais para Leis de Incentivo à Cultura e Editais. Como fazer parcerias com as instituições públicas e privadas e o perfil dos patrocinadores.
Ministrante: Maria Teresa Lira Collares – Agente técnica em Gestão Cultural pela FCC. Formada pelo Centro de Artes da UDESC/Licenciatura Plena. Especialista em Estudos Culturais pela UFSC e Marketing pela ESAG/UDESC. Coordenadora de projetos culturais para município catarinenses e fundações culturais públicas e privadas para a Associação Cultural Brasil Santa Catarina. Ministrante de oficinas junto ao NEMU e IBRAM, seminários e workshops para esclarecimentos sobre as Leis de Incentivo à Cultura aos municípios de Santa Catarina. Professora de Administração Cultural na Universidade Barriga Verde – UNIBAVE (Curso de Museologia).

2. MUSEUS E TURISMO:
Ementa: Definição de Turismo como fenômeno econômico, espacial e social. Composição do Produto Turístico. Mercado Turístico. Turismo Cultural: práticas européias x práticas latino-americanas. Literatura de referência. Cidades, cidadãos, turismo e lazer. Políticas públicas de cultura e turismo. Museus como destino de lazer e de turismo. Pesquisas de perfil de visitantes e de níveis da satisfação. Estudos de casos.

Ministrante: Tânia Guimarães Omena – Graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (1974) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento. Docente da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro atua no Curso Turismo e Patrimônio. É presidente da ABBTUR – Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, Nacional e da Seccional Rio de Janeiro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Ciências Humanas.

Confira abaixo a programação dos três dias de evento:

8 de julho – Quarta-feira

8h às 8h30: Credenciamento
8h30 às 9h: Solenidade de Abertura
9h às 9h30: Palestra: “Tópicos da História Cultural de Porto União/SC e União da Vitória/PR” com Ilton César Martins e Jefferson Gohl*
9h30 às 10h: Apresentação do SEM/SC, com Marli Fávero
10h às 10h15: Intervalo
10h15 às 12h: Oficinas
12h às 13h30: Almoço livre
13h30 às 15h30: Oficinas
15h30 às 15h45: Intervalo
15h45 às 18h: Oficinas

9 de julho – Quinta-feira

8h às 10h: Oficinas
10h às 10h15: Intervalo
10h15 às 12h: Oficinas
12h: Almoço livre
13h15 – 14h30: Passeio turístico guiado
14h30 às 15h45: Oficinas
15h45 às 16h: Intervalo
16h às 18h: Oficinas

10 de julho – Sexta-feira

8h às 10h: Oficinas
10h às 10h15: Intervalo
10h15 às 11h30: Oficinas
11h30 às 12h: Avaliação e Encerramento

* Ilton Cesar Martins: especialista em História do Brasil e Msc. História: Cultura e Poder pela Universidade Federal do Paraná. Professor assistente na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória/PR.
*Jefferson Gohl: Msc. em História pela Universidade Federal do Paraná. Professor assistente da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória/PR. Possui experiência em História do Brasil, Moderna e Contemporânea.

Local: Colégio São José – Rua José Boiteux, 676 – Centro – Porto União/SC
Vagas: 40 (20 vagas para cada oficina)
Investimento: Gratuito
Informações e inscrições: Fundação Municipal de Cultura – Rua Cel. Belarmino, esquina com XV de Novembro, 435 – Centro – Porto União/SC – Fone: (42) 3523-9280 – E-mail: there.wolff@hotmail.com

(Sistema Estadual de Museus, FCC, 05/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *