Representações contra Código Ambiental estão em análise
05/06/2009
Poço artesiano tem excesso de alumínio
05/06/2009

Ocupação da terra provoca estiagem

O professor do departamento de Geociências da Universidade Federal de SC (UFSC), Luiz Fernando Scheibe, aponta a água como um dos principais problemas ambientais do Estado.

A estiagem, por exemplo, está relacionada ao clima, mas também ao modo de ocupação da terra. Com a retirada da mata nativa de margens de rios e nascentes, a infiltração de água no solo – o que garante o abastecimento das águas subterrâneas – diminui e fica comprometida. Sem recarga de água e com chuvas escassas, os rios perdem força.

Além do uso da terra, a contaminação dos cursos de água impossibilita diversos tipos de uso. Scheibe aponta a mineração, além da falta de saneamento nas cidades e da suinocultura, como as principais formas de contaminação, resultando na disponibilidade de água afetada.

Scheibe sugere que o Estado adote uma gestão integrada dos recursos hídricos mais eficiente. A precipitação média anual em SC é suficiente. Entretanto, a distribuição não é regular, motivo pelo qual é necessária a gestão. Ações como armazenagem de água da chuva no Oeste, por exemplo, devem ser propostas.

A aplicação falha dos dispositivos previstos nas legislações federais e estaduais – “fora o Código Ambiental do Estado” – permitem a ampliação do desmatamento, segundo o coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Erico Porto Filho.

(DC, 05/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *