Operação em morro da Capital
30/06/2009
Transporte público em debate hoje na TVCOM
30/06/2009

Observação de baleias deverá ter público recorde

A temporada de observação de 2009 no litoral catarinense inicia oficialmente no dia 19 de julho.

A observação de baleias nas praias do litoral catarinense, inclusive no norte da Ilha, é um dos passatempos favoritos de moradores e visitantes da capital nesta época do ano, e também movimenta o turismo ecológico da região. No dia 19 de julho, será aberta oficialmente a Temporada 2009 de Observação de Baleias Francas (“whale watching”), em cerimônia que será realizada na Praia do Rosa, em Imbituba, com a presença do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. De acordo com o secretário, o Instituto Baleia Franca, Turismo Vida Sol e Mar e Pousadas do Rosa Associadas (Proa) estimam a vinda de um número recorde de turistas, seguindo o exemplo dos últimos anos.

No ano de 2004, somente 335 turistas fizeram whale watching em embarcações. No ano passado, foram 1.259, o que representou crescimento de mais de 275% em quatro anos. No mesmo período, o número de turistas brasileiros que embarcaram aumentou cerca de 24% na proporção com os turistas estrangeiros. Isso mostra que o brasileiro despertou para o que vem sendo praticado no exterior há anos. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que conta com 156.100 hectares e serve de berçário para as baleias, é cada vez mais procurada. Contribui para Santa Catarina ser competitiva como destino do turismo ecológico.

A temporada tem o apoio do Funturismo e da Santa Catarina Turismo (Santur), que divulgam o segmento de turismo ecológico. O governo também apoia as pesquisas cientificas de observação da baleia no litoral catarinense. Para Knaesel, a observação de baleias é um ponto alto do turismo catarinense fora da temporada de verão. “Somos um destino dos mais diversificados do Brasil, oferecemos 17 dos 18 segmentos elencados pelo Ministério do Turismo no programa de Segmentação do Turismo”, explica o secretário. “O turismo ecológico, com a observação de baleias, atrai turistas brasileiros e estrangeiros para Santa Catarina e divulga também um de seus mais belos cenários, a Praia do Rosa, pertencente ao seleto grupo de Baías mais Belas do Mundo”, afirma.

(Jornal Folha do Norte, 29/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *