Governo lança edital para aquisição de livros
04/06/2009
XXI CONFAM – Convenção Nacional da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais
04/06/2009

Mesa-redonda sobre energia e meio ambiente em SC é um dos destaques da Semana Verde

A exibição de dois documentários premiados e uma mesa-redonda sobre energia e meio ambiente em Santa Catarina estão entre os destaques desta sexta-feira, 5/6, da Semana Verde UFSC. Os vídeos ´Dyckias – tempos de extinção` e ´Naturezas mortas` serão exibidos a partir de 14h30min, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.

Na sequência participam de uma mesa-redonda o ex-deputado Mauro Passos, o professor da UFSC João de Deus Medeiros (atualmente no Ministério do Meio Ambiente) e os cineastas Penna Filho e Iur Gómes.
A agenda da Semana Verde contempla debates, mesa-redonda, oficinas, vivências, intervenções artísticas culturais e filmes sobre temas relacionados à educação ambiental.

“O evento foi criado para apresentar o trabalho de educação ambiental e conscientizar as pessoas sobre sua importância, principalmente porque essa disciplina não é oferecida pelos cursos de graduação”, explica Lorena Tavares, uma das organizadoras do evento.

A iniciativa é uma articulação do Departamento de Projetos de Extensão, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, da Sala Verde UFSC, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), da Biblioteca Central, do Departamento de Jornalismo e do Laboratório de Abelhas, do Centro de Ciências Biológicas.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9044 ou pelo e-mail salaverde@salaverde.ufsc.br.

Saiba Mais:

Documentários:
Dyckias – tempos de extinção
Trata da extinção da Dyckia distachya, uma bromélia endêmica, que se localiza exclusivamente às margens dos rios Uruguai e Pelotas, na divisa dos estados de SC e RS. Esta espécie está incluída na Lista Oficial da Flora Ameaçada de Extinção (Ibama, 1992) desde a construção da Usina Hidrelétrica de Barra Grande, cuja barragem formou um lago que eliminou seu ambiente natural.
O documentário foi dirigido por Iur Gómez e Jonas Edson Pinto, com produção da Exato Segundo. O filme tem 52 minutos e é o projeto premiado no III Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV), patrocinado pelo Ministério da Cultura/Fundação Padre Anchieta (São Paulo) e TV Cultura de Santa Catarina.

Naturezas mortas
A degradação física do homem e da natureza na região carbonífera de Santa Catarina, é o tema central. O carvão é o combustível fóssil mais poluente em uso. O trabalho dos mineiros causa danos à saúde como a pneucomoniose, que destrói os alvéolos pulmonares e é causada pela exposição à poeira do carvão. No Brasil os mineiros envelhecem precocemente, isso quando não morrem com 8 a 10 anos de trabalho no sub-solo.

Os efeitos danosos à natureza atingem a água, onde acontecem reações químicas desencadeadas pelo carvão e que provocam a acidificação do meio, o ar, que é comprometido pela emissão de “poeira” composta por elementos químicos, o solo que é contaminado, prejudicando a atividade agrícola.

Foi escrito e dirigido por Penna Filho, produzido por Zeca Pires e MGS Comunicação. É um curta de 16 minutos, filmado em 1995. Naturezas mortas recebeu, no Festival de Gramado de 1995, o Prêmio Especial e o Melhor Curta pelo júri popular. Ganhou também o Melhor Documentário Internacional do FICA – Festival Internacional de Cinema do Algarve (Portugal), em 1997.

Confira a programação desta sexta feira da Semana Verde:
9h30min às 10h30min: Vivências no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, onde será feita uma visita ao jardim comestível a fim de mostrar como é feita a educação ambiental no NDI.

12h30min às 14h30min: Mostra de Curtas para Curtir. Auditório Elke Hering, Biblioteca Universitária.

14h30min às 17h – Exibição dos documentários e mesa-redonda. Auditório Elke Hering, Biblioteca Universitária.

(Arley Reis, Agecom, por e-mail, 04/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *