FITAFloripa 2009: Concha Acústica recebe “Bichos do Brasil?”
16/06/2009
Obra na Hercílio Luz deve acabar em 2010
16/06/2009

Infraero lançou um novo edital para o aeroporto de Florianópolis

O novo aeroporto Hercílio Luz, na Capital, que teve mais um edital de ampliação lançado pela Infraero, já nasce comprometido.

O projeto prevê o aumento da capacidade de movimentação de passageiros dos atuais 980 mil para 2,7 milhões em 2012, prazo de entrega das obras. Levando-se em conta que neste quesito a taxa de crescimento média anual foi de 10,32% nos últimos cinco anos, mais de 3 milhões de pessoas estarão utilizando o terminal de Florianópolis quando tudo ficar pronto.

O edital para a contratação de serviços de adequação e complementação do projeto básico e elaboração do projeto executivo do novo Terminal de Passageiros (TPS) foi publicado pela Infraero, estatal que administra os aeroportos, no dia 10.

As propostas devem ser entregues até 27 de julho. O investimento é estimado em R$ 295 milhões, e o cronograma prevê início em agosto de 2010 e conclusão em junho de 2012.

Apesar de, para a Infraero, o novo edital representar um avanço no processo que se arrasta há anos, o trade turístico não vê o que comemorar.

– Lamentavelmente, esse edital veio tarde demais. Deveria ter sido publicado há pelo menos 10 anos – dispara o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), João Eduardo Mortiz.

Para ele, a falta de instalações condizentes com a movimentação do aeroporto tem prejudicado seriamente o turismo no Estado.

Espaço comercial está defasado

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt é da mesma opinião. Ele espera que ao menos o projeto saia do papel desta vez.

– Já é a terceira ou quarta vez que eles lançam esse edital, tomara que agora ande – ironiza.

Schmitt afirma que o número de pontos comerciais previstos no projeto, que passará de 41 para 64, está aquém da necessidade, estimada por ele em pelo menos 120 espaços.

O que prevê o novo edital
> As obras compreendem a implantação de cinco pontes para o embarque e desembarque
> A capacidade do pátio de aeronaves será aumentada de cinco para 12 posições de estacionamento
> O estacionamento do aeroporto será ampliado de 500 para 1.096 vagas e haverá vagas para ônibus de turismo
> O número de pontos comerciais aumentará de 41 para 64
> Será construído ainda um prédio de apoio à área comercial e uma central de utilidades com estrutura para trabalho das empresas prestadoras de serviço às companhias aéreas
> Início das obras: agosto de 2010
> Conclusão: junho de 2012

(Graziele Dal-bó, DC, 16/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. santina sutil disse:

    sou moradora aqui na tapera na ultima rua que faz divisa com o terreno da infraero, gostaria que alguem me responde-se se o novo aeroporto vai desapropriar seta aerea aqui em torno? rua Adelino Campos ultima rua a direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *