Impor limites
10/06/2009
Governo de Santa Catarina lança edição 2009 do Prêmio Cinemateca
10/06/2009

Fundação Certi recebe recursos para estruturar Centro de Referência em Farmacologia Pré-Clinica

A agenda do ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende em Florianópolis nesta terça-feira inclui a confirmação de recursos para implantação do Centro de Referência em Farmacologia Pré-Clínica. Tornar o país menos dependente de tecnologias internacionais é apenas um dos objetivos do setor que receberá financiamento de R$ 6 milhões da Finep e do Ministério da Saúde. Os recursos serão repassados à Fundação Certi, conforme convênio assinado com a Finep e Ministério da Saúde. Dessa forma o Centro será privado e sem fins lucrativos, características necessárias ao estabelecimento de parceria com as empresas. Mais tarde deverá se tornar independente.

O Centro será construído no Sapiens Parque, em Florianópolis, com área de aproximadamente dois mil metros quadrados. A partir da experiência dos pesquisadores do Departamento de Farmacologia da UFSC, vai apoiar a pesquisa, desenvolvimento e inovação para atender a demanda da indústria farmacêutica nacional.

“O Brasil possui um dos maiores mercados de medicamentos do mundo, e um parque industrial moderno. Mas essas indústrias ainda dependem da importação de matérias-primas de países mais desenvolvidos”, lembra o professor João Batista Calixto, do Departamento de Farmacologia da UFSC, coordenador da equipe que vai estruturar o Centro de Referência em Farmacologia Pré-Clínica.

“O desenvolvimento de uma política nacional que possibilite o crescimento e a estruturação da cadeia produtiva no setor de fármacos e medicamentos é de fundamental importância para o Brasil, não somente em termos financeiros, mas por se tratar de uma área de extrema relevância para a soberania nacional”, complementa o pesquisador.

Segundo ele, o Centro será estruturado para realizar estudos de farmacodinâmica, farmacologia de segurança e de toxidade em roedores e não roedores (cães), para atender a demanda das indústrias farmacêuticas nacionais. Também permitirá que a universidade amplie a formação de recursos humanos na área de desenvolvimento de medicamentos.

Dessa forma o setor pretende cooperar com os ministérios da Saúde; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com agências federais e estaduais de fomento à pesquisa, para consolidação do setor de pesquisa e desenvolvimento na área de fármacos.

Contribuir para aumentar o número de depósito de patentes internacionais por parte das indústrias farmacêuticas nacionais, para geração de produtos inovadores e desenvolvimento de medicamentos de interesse do Sistema único de Saúde (SUS) são outras metas do setor.

Saiba Mais:

– As primeira parcerias do Departamento de Farmacologia da UFSC com o setor produtivo surgiram na década de 1990, com indústrias como Laboratório Catarinense, Laboratório Ache, Laboratório Biosintético, Laboratório Biolab Samus, Farmasa, Eurofarma, Centiaflora, Natura, Platarium, Ypioca Agroindustrial e Ybios.

– A partir dessa cooperação foi possível o desenvolvimento de mais de 50 projetos de pesquisa e o depósito de 12 patentes no Brasil e exterior.

– Foram também gerados dois produtos farmacêuticos que estão no mercado nacional: o antiinflamatório Ache flan, obtido da planta Cordia verbenácea, realizado em parceria com o Ache Laboratórios, totalmente desenvolvido no Brasil. E o cosmecêutico Natura Chronos Favonóides de Passiflora, lançado no mercado em outubro de 2007.

Mais informações com o professor João Batista Calixto, e-mail:
calixto@farmaco.ufsc.br, fone (48) 3721-9491 Ramal: 229

(Arley Reis, Agecom, 10/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *