Desempenho ambiental
22/06/2009
Táxis: Alternativa em duas rodas
22/06/2009

Falta menos de uma semana para o maior encontro de turismo e hotelaria de Santa Catarina

O Costão do Santinho Resort & SPA, localizado na praia do Santinho, em Florianópolis (SC), será palco, entre os dias 25 e 27 de junho, da 4ª edição do Encontro Catarinense de Turismo – ECATUR 2009, que reúne em um mesmo local oficinas, seminário, palestras, exposição, simpósio, além de unificar o trade turístico em busca de soluções para um turismo de qualidade.

O ECATUR 2009 engloba o 23º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), a 21ª Exposição de Produtos para Hotéis (Exprotel), a Feira Catarinense de Agentes de Viagens (FECATUR 2009), o 1º Simpósio de Governança Hoteleira de Santa Catarina, o 7º Seminário de Turismo e Hotelaria e o 3º Ciclo de Oficinas de Atualização.

Todos os segmentos do turismo, como hotelaria, agências de viagens, gastronomia, organização de eventos, imprensa especializada, prestadores de serviços, além da parte institucional, estão focados no tema geral “Demandas para um Turismo de Qualidade”. Para isso, uma extensa programação foi elaborada, com dezenas de palestras, debates e oficinas, além da feira de turismo e hotelaria, tudo isso com o intuito de chamar a atenção tanto dos promotores quanto os usuários do setor para uma consciência sobre o desenvolvimento sustentável.

Cerca de seis mil pessoas de todos os estados brasileiros são esperadas para debater os principais problemas do setor, visando à busca de maior qualificação e de soluções inovadoras.

Palestra Magna
A Palestra Magna com o tema geral do evento – “Demandas para um Turismo de Qualidade”, será proferida no dia 26 pelo ex-presidente da Embratur, ex-ministro do Turismo e atual presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, considerado um dos maiores especialistas do setor.

23º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho)
O Encatho é promovido pela ABIH-SC com o objetivo de conhecer, avaliar e debater propostas inovadoras tanto na área tecnológica quanto na troca de experiências visando atualização de informações.

21ª Exposição de Produtos para Hotéis (Exprotel)
A EXPROTEL é uma forma de reunir as melhores marcas do marcado inerentes ao setor hoteleiro. O evento será uma mostra de produtos, tecnologias e serviços para a cadeia hoteleira e turística, visando propiciar novos negócios. Empresas de todo o Brasil já confirmaram presença e vão trazer para o evento as últimas novidades e tendências mercadológicas que devem imperar dentro da cadeia hoteleira. A entrada na feira é gratuita e aberta ao público.

Feira Catarinense de Agentes de Viagens (FECATUR 2009)
Promovida pela ABAV-SC, a Feira vai mostrar em seu estande as novidades do turismo num espaço exclusivo para atender aos agentes de viagens, operadores e convidados, focando, neste ano, o turismo receptivo.
Também no espaço da ABAV/SC, o público poderá conhecer o projeto “Negócio Certo” com posto de atendimento do Sebrae aos participantes da feira.

1º Simpósio de Governança Hoteleira de Santa Catarina
O Simpósio será realizado no Hotel Praiatur, dia 26 de junho, como uma atividade paralela do ECATUR. Para esta primeira edição são esperados cerca de 150 profissionais entre governantas, supervisoras e camareiras. O objetivo é mostrar a importância da atividade e de profissionais capacitados. O Simpósio, que conta com o apoio da ABIH-SC, será gratuito para as participantes, incluindo almoço e coffee-break. A pós o encerramento, a ABIH-SC vai oferecer transporte até o Costão do Santinho, para uma visita técnica à Feira de Produtos para Hotéis (Exprotel). Inscrições: www.governanca.org/abg@governanca.org;

7º Seminário de Turismo e Hotelaria
O Seminário é um espaço específico para que acadêmicos, docentes, pesquisadores e hoteleiros apresentem contribuições técnico-científicas para o setor. Os trabalhos já estão em análise e a apresentação será realizada em plenária no dia 27, seguida de debate.

3º Ciclo de Oficinas de Atualização
Com a participação de uma diversificada gama de ministrantes, serão oferecidos assuntos que vão desde a legislação turística em vigor até temas específicos como organização de eventos, comercialização e marketing, gastronomia, planejamento e comunicação empresarial. O objetivo é promover a atualização, o aperfeiçoamento e a troca de ideias entre o setor. Para isso a grade de programação de oficinas oferece tópicos como procedimentos administrativos, oportunidades técnicas e instrumentos úteis aos empresários e profissionais da área.
As vagas são limitadas e faltando menos de dez dias para o Encontro, as inscrições já superaram a expectativa dos organizadores. Já foram recebidas inscrições do DF, PR, SC, PB, SP, RS, RJ, MT, MG e as vagas para algumas oficinas já foram preenchidas.

A entrada nas oficinas, para os associados das entidades promotoras – a nível nacional – é gratuita. Estudantes possuem valor diferenciado. Não associados às entidades do trade fazem um investimento de R$ 150,00. A inscrição deverá ser feita antecipadamente pelo site www.ecatur.tur.br. Confira a programação completa no site do evento.

Jornalista Moacir Pereira mediará Encontro do Trade
O trade turístico de Santa Catarina irá se reunir no dia 27, às 14h30, para um debate sobre os entraves para um turismo de qualidade no Estado. Os presidentes das entidades promotoras do evento – ABIH, ABAV, ABEOC, ABRASEL, FHORESC, ABRAJET e FC&VB-SC, além da Santur – vão discutir “Demandas para um turismo de qualidade em SC”. O encontro será mediado pelo jornalista Moacir Pereira, que já participou de debates anteriores do trade.

“Será uma oportunidade de o trade debater problemas como a questão da infraestrutura, em especial o saneamento básico e a falta do aeroporto internacional na Capital” destaca João Eduardo Amaral Moritz, presidente da ABIH-SC. Associados das entidades parceiras podem opinar e enviar sugestões pelo e-mail: ecatur2009@projectaeventos.com.br.

Espaço Sebrae: ostras, artesanato, turismo e negócios
Também o Sebrae/SC vai participar do ECATUR 2009. Segundo Januário Serpa Filho, coordenador Regional da Grande Florianópolis, a instituição vai apresentar o resultado do projeto realizado na Grande Florianópolis voltado à cadeia produtiva da ostra, desde a produção do molusco até sua destinação final para o consumo. Outro trabalho a ser exposto será a Quinta das Artes, desenvolvido com artesãos do norte da Ilha, em parceria com o Sapiens Parque. Na área do turismo serão apresentados os Roteiros Nacionais de Imigração – Santa Catarina, que valoriza a arquitetura dos imigrantes no Vale Europeu.

(Revista MakingOf, 22/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *