8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
30/06/2009
Ônibus vão parar de novo
30/06/2009

Embelezamento por adoção

Preocupada em melhorar o ambiente que escolheu para morar, há 12 anos, a artista plástica Lis Vasconcellos resolveu tomar uma atitude que pode ser vista nos postes da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Eles ganharam cores e desenhos, feitos com mosaicos de espelhos ede azulejos. Alguns trazem coração, outros, peixes e mandalas coloridas.

A artista é de São Paulo, mas mora na capital catarinense desde 1997. Ela lembra que veio para ficar dois meses, mas resolveu adotar a Lagoa da Conceição como lar.

– Aqui é muito lindo, é um lugar maravilhoso, mas as pessoas precisam estar conectadas com essa maravilha. Para estar em paz com o ambiente é necessário ter ordem, limpeza – observou a artista.

Lis relatou que quando chegou à cidade percebeu muitos problemas relacionados ao meio ambiente, e achou que era necessário realizar trabalhos de conscientização.

– Eu vi que o poste era o caminho para um envolvimento das pessoas com o ambiente em que vivem, que trazia uma mudança de postura.

Lis explicou que o trabalho, realizado desde 2000, envolve moradores e empresários. O projeto Cor e Ação já mudou a aparência de 108 postes da Lagoa, todos com autorização da Celesc. A artista plástica ministra oficinas e os alunos colocam em prática nas ruas.

Além disso, Lis vai de loja em loja perguntando aos comerciantes se desejam adotar um poste e melhorar o ambiente.

– Eu mostro o antes e o depois. Um poste feio, cinza, cheio de papel colado, e como ele fica depois do trabalho.

Depois de adotado o poste, o comerciante é quem escolhe como quer o desenho e dá uma contribuição para a compra de materiais, como tintas, azulejos e espelhos. A artista argumenta que com a transformação dos postes, a atitude das pessoas também muda.

– Se tem um poste enfeitado, as pessoas não colam mais cartazes e não deixam as lixeiras sujas, por exemplo. Eu acredito que embelezamento traz embelezamento.

Além disso, Lis conta que o trabalho na rua traz retorno.

– O tempo todo é alguém parando para conversar com a gente, querendo saber mais sobre o projeto, ou dando dicas de como manter limpo o mosaico, por exemplo. Traz uma troca muito grande esse trabalho na rua.

(Júlia Antunes Lorenço, DC, 30/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *