Projeto de duplicação de três quilômetros da Avenida Diomício Freitas
22/06/2009
Falta menos de uma semana para o maior encontro de turismo e hotelaria de Santa Catarina
22/06/2009

Desempenho ambiental

Escrito por Luiz Carlos Pôrto – Mestre em Saneamento e Ambiente pela Unicamp e consultor de empresas (DC, 22/06/2009)

Obter um alto desempenho ambiental, que permita à empresa não interferir negativamente nos sistemas naturais, exige um processo penoso, contínuo e lento. Muitos me perguntam o que é preciso para que uma empresa atinja esse nível de excelência. Podemos relacionar quatro elementos fundamentais:

1. Vontade. É fundamental que a alta administração da empresa demonstre vontade de implantar a gestão ambiental, porém é aqui que nos enganamos constantemente. Não só a alta administração, mas todas as pessoas da empresa precisam ter vontade em fazer a coisa certa. Cabe à direção da empresa criar mecanismos para motivar todos e manter essa vontade latente.

2. Método. De nada adianta ter vontade se a empresa não dispõe de um método para implantar uma gestão ambiental avançada. Por mais que a empresa tenha profissionais capacitados, a gestão ambiental pelo bom senso não é suficiente para o desafio a enfrentar. É comum as empresas implantarem ações ambientais isoladas, como a reciclagem de lixo e a redução do consumo de papel. Como não há método para implantação da gestão ambiental, a empresa acredita que está fazendo muito, porém os resultados são insuficientes.

3. Capacitação. De nada adianta ter vontade e método se não há pessoas capacitadas. E aqui está o grande erro das empresas. Os administradores ainda não perceberam que são as pessoas de todos os setores, e não somente do setor de meio ambiente, que fazem o desempenho ambiental da empresa. Contudo, essa capacitação das pessoas deve focar os conceitos e a prática da sustentabilidade, e não ferramentas de gestão e sistemas de controle.

4. Ação. A empresa não chegará a lugar algum se não tiver uma ação concreta para usar a vontade de seu pessoal, para colocar em prática seu método e para aproveitar o potencial humano que a compõe.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *