Prêmio Cinemateca FAM 2009
10/06/2009
Capital com energia melhor
10/06/2009

Cuidar da frente da casa

Artigo escrito por Ronaldo Freire – Presidente da Comcap (DC, 10/06/2009)

Em tempos de atitudes localizadas e impactos globais, cuidar da frente de casa pode ser o começo de uma revolução. Quem cuida do entorno da sua casa, se dá conta de que é importante ter uma rua tão agradável quanto a própria sala de visitas, de que é importante ter uma cidade tão limpa quanto a sua casa e de que é importante ter um país tão organizado quanto a sua comunidade. Então, abrir o portão e transformar a obrigação de cuidar da sua calçada determinada por lei municipal em Florianópolis e na maior parte das cidades pode fazer uma grande diferença. As opções são variadas, desde as calçadas verdes, que além de bonitas, reduzem a impermeabilização do solo das cidades, até a reprodução exata do padrão de pavimento orientado pela prefeitura. As únicas regras são que a calçada tenha pelo menos 90 centímetros pavimentados para pedestres, carrinhos de bebê e cadeiras de rodas e que é proibido arrancar ou podar árvores sem a autorização da prefeitura. No mais, vale o bom senso e a criatividade.

É pouco pensar que a responsabilidade é apenas da prefeitura. Verdade que se paga-se impostos e se elege a cada quatro anos os representantes dos interesses coletivos. Mas há tantas demandas de infraestrutura, como de saneamento básico e pavimentação de ruas, e de limpeza das áreas públicas como ruas e praças, que só a colaboração de cada um dos donos da cidade minúscula assegura uma boa paisagem à imensa casa dividida quotidianamente pelos cidadãos. Afinal, numa casa que funciona, há regras para todos, mas também há compensações para cada um dos moradores. Numa cidade que funciona, além de regras como colocar o lixo na rua na hora certa, separar os materiais recicláveis, manter a calçada limpa, sem mato nem obstruções, deve haver também o sentimento de amizade e a atitude de gentileza a superarem a pressa e a indiferença.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *