Música erudita no Continente
30/06/2009
Embelezamento por adoção
30/06/2009

8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Evento acontece de 26 de junho a 12 de julho

A 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que este ano integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, será realizada de 26 de junho a 12 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo, na rodovia SC-401. Serão exibidos mais de 80 filmes, entre longas, médias e curtas, raramente difundidos em circuito comercial e que contam histórias de paz, amizade, brincadeiras, tolerância, e respeito.

Entre os convidados desta edição, o cineasta francês Michel Ocelot, criador do personagem Kirikou; a atriz Dira Paes, que lança livro; o secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin; o diretor Paulo Nascimento, que vem para a sessão de pré-estreia de seu longa-metragem A Casa Verde, e o pernambucano Wildes Sampaio, da Ong WSP Brasil, que promove projetos sociais de produção audiovisual para crianças e adolescentes.

Haverá duas solenidades de abertura, uma dirigida às crianças de escolas agendadas, às 14h30, com a pré-estreia do curta-metragem Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins, vencedor do Edital Curta Criança, do MinC, e exibição dos curtas Nas asas do condor (foto), de Cristiane Garcia (AM), e Juro que vi: O Saci, de Humberto Avelar (RJ). Às 19h30 acontecerá a abertura para convidados, com assinatura do Termo de Parceria entre a Mostra e a Programadora Brasil (SAv, MinC), exibição de teaser do longa-metragem Minhocas, que está sendo produzido em Florianópolis, pré-estreia do curta Campeonato de Pescaria e apresentação do making of da Mostra de Cinema Infantil.

Realizada até 2008 no Centro Integrado de Cultura, a Mostra é um dos eventos mais importante do Brasil especializado em criança e cinema. Realizada com apoio do Governo do Estado, através do Funcultural, nos últimos anos adquiriu um perfil internacional. Nesta edição, além dos filmes de Ocelot, serão exibidas obras da Dinamarca, Suécia, Argentina e Portugal.

Do Brasil, há um expressivo número de filmes produzidos no Rio, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina, num total de 12 estados representados na Mostra Competitiva. A cada ano cresce a procura de realizadores brasileiros pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em 2009, houve 123 filmes inscritos, e 68 selecionados. Em 2008 foram 112 inscritos e 54 foram selecionados. O melhor filme é escolhido por um júri formado por crianças.

CRIANÇA E CINEMA

Aproximadamente 25 mil crianças de escolas públicas serão levadas gratuitamente até o Teatro Governador Pedro Ivo. “É uma chance única para essas crianças conhecerem, em primeiro lugar, a sensação de ir ao cinema, e também assistirem a filmes de qualidade que ficam fora do circuito comercial”, diz Luiza Lins, diretora da Mostra.

Para acompanhar a programação, é só acessar o site oficial, www.mostradecinemainfantil.com.br, e o bloguinho de Amanda Canan Campos, estudante de oito anos que contará detalhes da mostra em www.bloguinhodamostra.blogspot.com.

Tradicionalmente realizada no Cinema do CIC, com capacidade para 190 espectadores, a mostra agora ocupa o recém inaugurado Teatro Pedro Ivo, com capacidade para 750 pessoas. O público vai encontrar aos finais de semana, no jardim do Teatro Pedro Ivo, um espaço de convivência com café, biblioteca Barca dos Livros e local para apresentações musicais, incluindo o pocket show No Dorso do Rinoceronte, com Silvio Mansani. A mostra ainda vai promover exibições de filmes com bate-papo para professores e oficina de sombra chinesa para crianças.

POLÍTICA E PRODUÇÃO

O 5º Encontro Nacional da Mostra, com o tema “Cinema Infantil no Brasil e no Mundo”, reunirá representantes de instituições e emissoras de TV do Brasil, produtores nacionais e internacionais. A mesa será composta Carla Camurati, diretora do Festival Internacional do Cinema Infantil (FICI), Sannette Naeye, do Cinekid (Holanda) e Silvio Da-Rin, da Secretaria do Audiovisual (MinC). O Encontro está programado para o sábado, dia 27 de junho, a partir das 9 horas no Hotel Majestic.

No Hotel Majestic também ocorrerá o 2º Pitching, no sábado, dia 27, às 14 horas, e no domingo, dia 28, às 9 horas, com a escolha de um projeto, entre sete selecionados, de um filme de longa-metragem voltado para o público infanto-juvenil, que irá participar de fóruns de coprodução com países europeus. E com a América Latina, desde de 2008, a Mostra tem um vínculo com os festivais que promovem cinematografias voltadas paras crianças e adolescentes participando da Rede Ciniño, associação voltada para este segmento.

Programação de Abertura

SEXTA • 26/JUNHO[TEATRO GOVERNADOR PEDRO IVO]
14h30 Abertura para as crianças (escolas agendadas)
Filmes de curta-metragem
Nas asas do Condor, de Cristiane Garcia (Ficção/Animação, AM, 2007, 20′)
Juro que vi: O Saci, de Humberto Avelar (Animação, RJ, 2009, 13′)
Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins (Ficção, SC, 2009, 14′)
Pré-estreia do filme com a presença dos diretores e atores para bate-papo com as crianças após a exibição.

19h30 Abertura Oficial da Mostra para imprensa e convidados

Assinatura de termo de parceria entre a 8ª Mostra de Cinema Infantil deFlorianópolis e a ProgramadoraBrasil/SAv/MinC.
Apresentação de teaser dolonga-metragem Minhocas, de Arthur Nunes Medeiros e Paolo Conti.
Pré-estreia do filmeCampeonato de Pescaria,de Luiza Lins e Marco Martins.

O QUÊ: 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. QUANDO: de 26 de junho a 12 de julho. ONDE: Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado. Rodovia SC 401, Km 5, n° 4.600, Saco Grande, e no Hotel Majestic. Avenida Beira Mar Norte, 2.746, Centro (nos dias 27 e 28 de junho, 5º Encontro Nacional de Cinema Infantil e 2º Pitching). QUANTO: No Teatro Pedro Ivo, de segunda a sexta, sessões gratuitas e fechadas para escolas da Grande Florianópolis (Agendamento pode ser feito pelo fone 3234-7407). Aos finais de semana, aberto ao público, com ingressos a R$ 2,00.

contato • Luiza Lins, diretora da Mostra • (48) 9980 6908 | 3232 5996
luizalins@mostradecinemainfantil.com.br

COMUNICAÇÃO DA MOSTRA •
www.mostradecinemainfantil.com.br
www.bloguinhodamostra.blogspot.com
imprensa@mostradecinemainfantil.com.br
kátia klock • (48) 8413 0435 | 9989 4202
jeferson lima • (48) 9146 0251
adriane canan • (48) 9616 1932

(FCC, 26/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *