Palestra sobre a prática do urbanismo na França
25/06/2009
Turismo, pesquisa e proteção
26/06/2009

8ª Mostra de Cinema Infantil

A 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que este ano integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, será realizada de 26 de junho a 12 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo, na rodovia SC-401. Serão exibidos mais de 80 filmes, entre longas, médias e curtas, raramente difundidos em circuito comercial e que contam histórias de paz, amizade, brincadeiras, tolerância, e respeito. O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funcultural. “A Mostra de Cinema Infantil é um evento importante para a formação de público, promove a inclusão social ao abrir espaço para os alunos da rede púbica de ensino catarinense, que não teriam acesso às produções deste circuito não comercial de cinema”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

Aproximadamente 25 mil crianças de escolas públicas serão levadas gratuitamente até o Teatro Governador Pedro Ivo. “É uma chance única para essas crianças conhecerem, em primeiro lugar, a sensação de ir ao cinema, e também assistirem a filmes de qualidade”, diz Luiza Lins, diretora da Mostra.

Entre os convidados desta edição, o cineasta francês Michel Ocelot, criador do personagem Kirikou; a atriz Dira Paes, que lança livro; o secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin; o diretor Paulo Nascimento, que vem para a sessão de pré-estreia de seu longa-metragem A Casa Verde, e o pernambucano Wildes Sampaio, da Ong WSP
Brasil, que promove projetos sociais de produção audiovisual para crianças e adolescentes. Haverá duas solenidades de abertura, uma dirigida às crianças de escolas agendadas, às 14h30, com a pré-estreia do curta-metragem Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins, vencedor do Edital Curta Criança, do MinC, e exibição dos curtas Nas asas
do condor, de Cristiane Garcia (AM), e Juro que vi: O Saci, de Humberto Avelar (RJ). Às 19h30 acontecerá a abertura para convidados, com assinatura do Termo de Parceria entre a Mostra e a Programadora Brasil (SAv, MinC), exibição de teaser do longa-metragem Minhocas, que está sendo produzido em Florianópolis, pré-estreia do curta Campeonato de Pescaria e apresentação do making of da Mostra de Cinema Infantil.

Realizada até 2008 no Centro Integrado de Cultura, a Mostra é um dos eventos mais importante do Brasil especializado em criança e cinema, e nos últimos anos adquiriu um perfil internacional. Nesta edição, além dos filmes de Ocelot, serão exibidas obras da Dinamarca, Suécia, Argentina e Portugal.

Do Brasil, há um expressivo número de filmes produzidos no Rio, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina, num total de 12 estados representados na Mostra Competitiva. A cada ano cresce a procura de realizadores brasileiros pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em 2009, houve 123 filmes inscritos, e 68 selecionados. Em 2008 foram 112 inscritos e 54 foram selecionados. O melhor filme é escolhido por um júri formado por crianças. Para acompanhar a programação, é só acessar o site oficial, www.mostradecinemainfantil.com.br

(Secretaria de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Adjori/SC, 26/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *