Projeto visa ao turismo ecológico
12/05/2009
Exemplo de empreendedorismo
12/05/2009

WTTC: Treinamento deve ser contínuo

O vice-coordenador do curso de Turismo da Unisul, Thiago Sardá, acredita que vários desafios precisam serem vencidos para que SC atinja todo o seu potencial na área turística.

Ele aponta questões relacionadas à infraestrutura básica, como saneamento e transportes e defende que a responsabilidade é tanto do poder público quanto dos empresários.

Sobre a qualificação profissional, Sardá ressalta que a capacitação tem sido um processo contínuo. Uma das principais deficiências dos trabalhadores do setor, na opinião do coordenador, é justamente o baixo número de profissionais do turismo fluentes em uma segunda língua.

Atenta ao mercado, Patrícia Barbosa, 22 anos, é aluna de turismo da Assesc. Na última temporada de verão ela trabalhou como recepcionista num hotel da Capital. Aprendeu a falar um pouco de espanhol durante dois meses em que morou em Buenos Aires e faz curso de inglês.

A coordenadora da Pós-graduação em Hotelaria da Univali, Doris Ruschmann, admite que existem problemas na área de recursos humanos, mas acredita que as deficiências aqui são menores do que em outros estados. A professora Marli Cardoso, do curso de Hotelaria da Univali, diz que existem em SC “movimentos” em prol da qualificação dos profissionais. Mas ela diz que as empresas deveriam investir mais nos funcionários.

O Costão do Santinho Resort tem apostado no público interno, afirma a gerente de RH, Laura Bargellini. Segundo ela, além da empresa custear integralmente os cursos fundamental e médio para seus funcionários, contribui com 30% para o pagamento do curso superior.

Onde estão os empregos
Meios de hospedagem
No Estado: 2,7 mil
Empregos diretos e indiretos: 220 mil
Capital
Número: 180 hotéis
Empregos: 10,8 mil
Bares e restaurantes
Número: 20 mil (metade no Litoral)
Empregos: 100 mil
Agências de viagem
Número: 900 – 250 operam como transportadoras turísticas
Empregos: 5 mil
Folha de pagamento: entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões mensais
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) – Regional SC; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de SC; e Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) de SC.

(DC, 12/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *