WTTC: PIB do setor vai dobrar em 10 anos
15/05/2009
WTTC: Um dia especial para o Estado
15/05/2009

WTTC: Choveram elogios e promessas

Se a missão do congresso é convencer da importância do setor turístico, que garante 10% do PIB global, o objeto parece ter se cumprido antes mesmo do primeiro painel do evento começar.

No discurso de abertura oficial, ontem à noite, no Costão do Santinho Resort, o presidente Lula assegurou o turismo como uma das prioridades do governo.

Em noite de vento e chuva, a abertura do congresso que reúne os maiores líderes globais do setor começou mais de uma hora depois do previsto devido a um atraso na chegada do presidente. A cerimônia de abertura teve discursos de políticos locais e nacionais e dos presidentes do WTTC, Jean-Claude Baumgarten e Geoffrey Kent.

– Por muito tempo o turismo foi desprezado no Brasil. Agora, estamos ávidos para recuperar o tempo perdido. Em tempos de crise mundial, nos quais países como EUA, Inglaterra e Alemanha estão sofrendo, o Brasil desponta como a economia mais estável do mundo. E depois da crise, quem vai querer investir em pais instável? – defendeu Lula.

O governador Luiz Henrique da Silveira confirmou a intenção de Lula em âmbito estadual, profetizando o término de empregos ligados a outras indústrias.

– Barack Obama disse: “Sim, nós podemos mudar”. E eu digo que o turismo é um alavanca para mudança do futuro.

Presidente diz que aeroporto é acanhado

Antes de assistir a uma apresentação especial do Balé Bolshoi, Lula finalizou o discurso desejando que a chuva que caiu o dia todo na Capital dê uma trégua hoje para que a trinca areia, caipirinha e camarão possa seduzir os potenciais investidores, que, ontem, circularam de capa e guarda-chuva pelo Costão de Santinho.

Em coletiva após a cerimônia, Lula respondeu sobre as melhorias necessárias na infraestrutura para atender o turismo, exemplo do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na Capital.

– Melhorias em todos os aeroportos estão previsto no PAC. Reconheço que o aeroporto de Florianópolis está acanhado.

(DC, 15/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Leandro Bertoli Neto disse:

    Os comentários do presidente Lula são paradoxais, já que não correspondem à prática governamental. Esperamos que, depois da realização desse importante fórum, o denominado “trade” turístico nacional (especialmente o catarinense) possa ter absorvido alguns ensinamentos e princípios básicos para o desenvolvimento ordenado da atividade turística. Várias experiências de sucesso foram apresentadas no decorrer do congresso. O Sistema Turístico é complexo, e não é composto apenas pelos atrativos do local. Temos que lembrar que outros subsistemas (a infraestrutura – ainda precária – os equipamentos e instalações e a superestrutura turística – da mesma forma deficiente) interatuantes e inter-relacionados é que determinam a qualidade do produto turístico de uma destinação, favorecendo a atração de uma demanda mais qualificada e promovendo o desenvolvimento ordenado da região ou país. Apenas divulgar os atrativos naturais disponíveis (o que mais se faz) sem se preocupar em dotar o estado (e os municípios com potencial turístico) de melhor infraestrutura, de melhores equipamentos, de um planejamento e gestão profissional e especializada, de atenção particular aos reais preceitos da sustentabilidade pode configurar a propaganda enganosa do produto ofertado à demanda turística. Consequentemente, continuaremos a receber turistas em massa (somente nos meses de verão), que gastam somente USD 30,00 por dia, o que, convenhamos, é muito pouco para quem tem a pretensão de se consagrar como destino internacional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *