Cicloturismo será discutido em Florianópolis durante evento
07/05/2009
Promoção da Volkswagen Route desafia estudantes a buscar propostas para melhorar qualidade de vida no planeta
07/05/2009

SC busca excelência profissional no turismo

Prestes a sediar congresso mundial do setor, Estado cobra uma maior qualificação da mão de obra disponível

Com participação de 7,5% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual – enquanto a média nacional é de 3,5% – e as belezas naturais a favor, o trade turístico de Santa Catarina busca, agora, a excelência na qualidade da mão de obra.

Prestes a receber um evento mundial do setor, o Congresso Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), os empresários têm a convicção de que quem não estiver treinado, vai ficar de fora do mapa do turismo mundial.

É nisso que acredita o presidente do braço catarinense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em SC, João Eduardo Moritz.

– Melhoramos muito, mas ainda temos muito o que treinar. E isso em todos os setores. Não adianta qualificar o hoteleiro e não qualificar o taxista que leva o turista do aeroporto para o hotel, por exemplo.

O mesmo pensamento tem o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt.

Para Schmitt, essa qualificação profissional deve vir principalmente na área operacional, aquela que atente diretamente o turista.

Schmitt acrescenta a isso, a necessidade de infraestrutura para receber o visitante, com melhores condições de saneamento, acessos e sinalização.

Evento promove debate em junho

Temas como esses serão discutidos no Encontro Catarinense de Turismo (Ecatur), lançado ontem na Capital, e que será realizado entre 25 e 27 de junho, no Costão do Santinho.

No lançamento, o conselheiro da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Kid Stadler, lembrou que o segmento perdeu muito no início desse ano por conta da gripe suína. Para Stadler, essa é a hora de investir na capacitação para sair na frente.

– Já somos reconhecidos como um Estado com boa mão de obra no turismo, mas somos perfeccionistas e queremos ser ainda melhores – disse.

O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, salientou que o objetivo é tornar Santa Catarina o melhor Estado de turismo no Brasil.

Ecatur

Programação do evento 25 de junho
> Credenciamento
> Abertura e coquetel 26 de junho
> Oficinas
> Visita à 21ª Exprotel
> Visita à Fecatur 2009
> Palestra magna 27 de junho
> Oficinas
> 7ª Seminário de Turismo e Hotelaria
> Visita à 21ª Exprotel
> Visita à Fecatur 2009
> Jantar de encerramento

(Graziela Dal-bó, DC, 07/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *