Principal evento do trade turístico catarinense será lançado na quarta-feira (06/05) na Capital
05/05/2009
Resíduo em sala de aula passa a ser separado
05/05/2009

Mostra Internacional de fotografia Pin Hole

A 1ª Mostra Internacional de Fotografia Pin Hole será aberta às 19h00 desta quinta-feira (07.05), no Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa), na Lagoa da Conceição. O evento, organizado pelo fotógrafo André Auler, reúne trabalhos de doze expositores da Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Finlândia, França e Uruguai.
As ampliações coloridas e em preto e branco, com tamanhos entre 4cm x 5cm e 20cm x 30cm, são feitas a partir da técnica pin hole. O método remete ao princípio da fotografia, sem lente e utilizando qualquer caixa em que a luz não penetre. Por um pequeno orifício em uma das extremidades de uma lata, por exemplo, a luz é captada para dentro da “câmera”, sofrendo um movimento de inversão. A imagem é projetada para a parede oposta a do orifício, onde está o filme ou o papel fotográfico. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno na ordem de 0,5 milímetros ou menos, por isso, o nome traduz-se por buraco de agulha ou alfinete. O resultado da fotografia pin hole também pode ser obtido com máquinas digitais, retirando-se a lente.
A exposição, que tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), permanecerá aberta até o próximo dia 30, das 13h00 às 19h00, nos dias úteis. Mais informações, com André Auler, pelo telefone (48) 9116-9773 ou pelo e-mail auler.andre@gmail.com.

André Auler
Natural de São Leopoldo (RS), veio para Florianópolis em 1992, onde estudava medicina. Já no tempo de faculdade, fazia suas incursões pelas artes plásticas, dedicando parte de seu tempo à pintura. Desistiu de ser médico e começou a trabalhar com fotografia, em 1996, tendo estampado suas imagens nos cartões telefônicos da operadora Brasil Telecom. Desde então, já fez 15 exposições individuais em diversos espaços da Capital catarinense e também em Porto Alegre. Em 2008, realizou uma mostra coletiva de fotografia contemporânea, no Espaço Cultural Rita Maria, no Terminal Rodoviário Rita Maria, com oito integrantes. As próximas serão ainda este ano, em Curitiba e Buenos Aires.

(FCFFC, por e-mail, 05/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *