Agenda de 01 a 07 de junho de 2009
29/05/2009
Com a palavra, os leitores
29/05/2009

Fórum Criatividade e Imagem da Cidade agenda novo encontro

O Fórum Criatividade e Imagem da Cidade, parte integrante do projeto Floripa 2030, terá sua segunda oficina de trabalho no dia 23 de junho, em local a ser definido. A pauta abrange a apresentação e validação do documento base que norteará as ações do Fórum. O Fórum é uma ação que tem como objetivo discutir a apontar soluções para os problemas da paisagem urbana de Florianópolis. Leia mais.

O Fórum Criatividade e Imagem da Cidade, parte integrante do projeto Floripa 2030, terá sua segunda oficina de trabalho no dia 23 de junho, em local a ser definido. A pauta abrange a apresentação e validação do documento base que norteará as ações do Fórum.

O Fórum é uma ação que tem como objetivo discutir a apontar soluções para os problemas da paisagem urbana de Florianópolis.

No primeiro encontro, realizado no final de março na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), parceira do Fórum, 36 profissionais participaram. O professor César Floriano, do curso de arquitetura da UFSC, apresentou fotos da área urbana de Florianópolis, destacando os “ruídos visuais”, como profissionais da área denominam as intervenções na paisagem da cidade.

Floriano salientou que o direito à paisagem está previsto em lei e que o Fórum é de fundamental importância para que o futuro da capital catarinense seja planejado. O professor citou como principal exemplo o aterro da Baia Sul, onde o projeto original de Burle Marx sofreu alterações bruscas e hoje é uma área sem identidade e degradada.
A oficina foi comandada por Voltaire Mesquita César, da EPAGRI, especializado em metodologia e mestre em extensão rural. Entre as questões levantadas, ficou claro que a maioria aponta o fortalecimento do IPUF como órgão para reorganizar o perímetro urbano da Capital.

Sobre o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade

O Fórum tem como desafio construir um cidade com mais qualidade estética, inovadora, com criatividade, refinamento, agregando arte na construção da cidade e discutindo a estética urbana.

O objetivo é criar um espaço propositivo de debates, de articulações, de alerta, entre as entidades responsáveis pela construção e imagem da cidade e da sociedade.

O Fórum faz parte do projeto Floripa 2030, processo de construção de estratégias para Florianópolis que a FloripAmanhã coordenou em 2008 com a participação de 84 entidades.

Através do Fórum permanente, a associação e as demais instituições participantes cobrarão o cumprimento das diretrizes do Floripa 2030 por parte do poder público, o que reforça o valor da FloripAmanhã como agente promotora do deenvolvimento da capital e região, seja fiscalizando ou apontando rumos para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente de Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *