Em dias úteis, a via é expressa só no nome
27/05/2009
O caos urbano
27/05/2009

Dez motivos para a Copa

Artigo escrito por Gilmar Knaesel – Secretário de Turismo, Cultura e Esporte e presidente do Comitê Executivo da Candidatura à Copa (DC, 27/05/2009)

A poucos dias do anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo, Santa Catarina reúne todas as condições para sonhar em fazer parte do maior evento esportivo do planeta. Mais do que paixão, nossa crença ampara-se em 10 motivos concretos:

1ª) Santa Catarina detém alguns dos melhores indicadores sociais do Brasil;

2ª) Florianópolis é o 2º melhor destino turístico do Brasil, a capital mais segura e com melhor qualidade de vida. Recebeu o 9º Congresso Mundial de Turismo e foi eleita pelo New York Times como melhor destino de festas da América do Sul;

3ª) A candidatura reuniu governos, entidades e dirigentes esportivos;

4ª) Os investimentos virão de parcerias público-privadas;

5ª) Estádio projetado segundo os padrões rígidos da FIFA, com investimento e responsabilidade privados;

6ª) Temos mais de 30 mil unidades habitacionais, 75 mil leitos, hotéis e resorts internacionais em construção. Foi o maior comprometimento com a família FIFA neste quesito;

7ª) O sistema de transportes prevê metrô de superfície, conclusão e construção de rodovias, avenidas e acessos, redes de energia elétrica e de saneamento básico ampliadas;

8ª) Somos pioneiros em vistorias anuais nos estádios, justiça itinerante, reuniões com clubes, torcedores e dirigentes, inclusive a colocação de unidades de vídeo-monitoramento móvel.

9ª) Mais de 2,6 mil leitos hospitalares estão num raio de 20 km a partir do estádio. O SAMU é o único modelo estadual integrado, com suporte de UTI’s móveis. A capital é referência em serviços de alta e média complexidade em neurologia, ortopedia e traumatologia, áreas relacionadas com esportes;

10ª) O Aeroporto Hercílio Luz terá um novo e estratégico terminal de passageiros até 2012, com o maior tempo aberto do Sul na época de realização da Copa.

Numa Copa do Mundo, o esporte funciona como catalisador para estimular uma série de benfeitorias nas cidades-sede, a partir das condições favoráveis já encontradas nesses lugares. E isso Santa Catarina tem de sobra.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *