Santur (SC) participa de evento turístico no Peru
07/05/2009
Rio Capivari: águas do verão
07/05/2009

Cicloturismo: uma nova concepção para os turistas

Evento acontece em Florianópolis nos dias 09 a 12 de maio

Viajar pelo mundo usando como meio de transporte uma bicicleta. Esta a idéia do Cicloturismo. Uma junção de diversão e aventura.

Para os adeptos a essa nova modalidade de turismo, conhecer os lugares de bicicleta proporciona uma “visão diferente” do lugar, mesmo que seja um trajeto antes conhecido. Para Antônio Olinto, autor de vários livros sobre cicloturismo e fundador do projeto de cicloturismo no Brasil: “O cicloturismo enquanto forma de viajar é fascinante, pois a bicicleta tem uma “magia especial” que atrai as pessoas. Diferente de qualquer outro veículo. Quando chegava às localidades com minha bicicleta carregada eu atraía a atenção das pessoas que vinham conversar comigo para saber mais sobre o que estava fazendo. Nesta hora, a bicicleta realiza um papel marcante de forçar o relacionamento com as pessoas do local, sendo assim, o viajante tem a oportunidade de conhecer mais sobre o país e as pessoas que são muito mais que os lugares, pois tem verdadeiros universos dentro de si”, explica.

O cicloturismo também modifica a visão do exercício físico, ou seja, um cicloturista não busca quebrar recordes, mas sim, desafios, recreação e conhecimento.

Buscando valorizar esta nova prática de turismo, Florianópolis sediará nos dias 10 a 12 de maio, o Workshop “Cicloturismo e suas perspectivas no Brasil”, que acontecerá no Hotel Canto da Ilha (Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas). O evento inicia as discussões sobre o turismo na Cidade, já que dois dias depois acontecerá o WTTC (evento internacional que discutirá o setor).

O Workshop, que tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Florianópolis, terá como palestrante Antônio Olinto, autor de vários livros sobre cicloturismo e fundador de um projeto para expandir esta prática pelo país. Olinto fez uma volta ao mundo percorrendo mais de 46.000 quilômetros , passando por quatro continentes, 81 Parques Nacionais e com duração de três anos e meio. Também palestrará no workshop, Walter Magalhães, do Clube de Cicloturismo do Brasil.

As inscrições para o Workshop devem ser feitas pelo site www.cantodailha.com.br ou pelo telefone 3261-4000. O valor da inscrição é de R$10,00 para Federações, Associações e estudantes, e R$20,00 para o público em geral.

(Floripa News, 06/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *