Coletiva apresenta congresso do WTTC
03/05/2009
Fórum aborda soluções para qualidade de vida
03/05/2009

A crise e o turismo

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 03/05/2009)

A reunião do Conselho Mundial de Turismo e Viagem (WTTC), marcada para o período de 14 a 16 de maio, em Florianópolis, começa neste domingo. Às 11h, o governador Luiz Henrique da Silveira vai conceder entrevista coletiva, durante a apresentação do Pavilhão de Eventos Tuguá, o novo empreendimento do Costão de Santinho, a ser inaugurado na abertura do evento internacional. Ali se concentrarão os participantes do mais prestigiado evento turístico do planeta. Neste domingo, lá estarão o prefeito Dário Berger, os dirigentes das entidades do trade turístico, autoridades e imprensa.

A denominação do novo pavilhão, com capacidade para 3 mil pessoas e moderna infraestrutura de comunicação, resulta da fusão Tupi e Guarani, os índios que, há milênios, habitaram a Ilha de Santa Catarina. Uma referência antropológica que, segundo o empresário Fernando Marcondes de Mattos, procura enriquecer as raízes étnicas da Capital e promover, de forma plena, o seu resgate cultural.

O prédio foi construído em apenas 100 dias, em três turnos de trabalho, com investimento total de R$ 6 milhões. Vai ser inaugurado na abertura do Congresso. Objetiva multiplicar os eventos fora da temporada, para quebrar a sazonalidade do turismo. Florianópolis será a única capital no Sul do Brasil a contar com três áreas para conferências, exposições e congressos num único empreendimento: o Centro de Convenções, o Pavilhão Cascaes e o Pavilhão Tuguá.

Proposta pelo governador Luiz Henrique durante o Painel RBS, o congresso tende a se constituir num marco no turismo de Santa Catarina. Sobretudo pela visibilidade que o Estado terá em todo o mundo.

O evento tem o apoio de revistas e jornais de circulação global, a presença de investidores executivos e técnicos das principais organizações ligadas ao turismo e perspectivas de valorização ao potencial existente em SC em diferentes atividades produtivas.

Conscientização

Os dados da Secretaria da Fazenda comprovam, mais uma vez, a importância do turismo para todos. Uma competente ação no Cone Sul, desencadeada pelas autoridades e pelo trade, reverteu um cenário que se desenhava péssimo. Milhares de reservas canceladas foram reconfirmadas. E a economia dinamizada durante o verão evitou abalo nas finanças públicas. Os catastróficos efeitos da crise financeira e das enchentes de novembro, no Vale do Itajaí, foram anulados pelas festas de fim de ano e pela temporada.

Faltam apenas duas semanas para a histórica reunião do WTTC. É tempo para corrigir alguns equívocos e eliminar falhas primárias. A SC-401, por exemplo, está uma lástima.

O pavimento, em petição de miséria; o mato, subindo pelas divisórias; o acostamento, abandonado; a sinalização, precária, e até as instalações da Policia Rodoviária sem capricho.

O engajamento do setor produtivo, do trade e da comunidade até aqui tem sido praticamente nulo. O evento é restrito aos integrantes do WTTC, sabem todos. Mas criar uma consciência da sociedade em torno deste encontro histórico e da importância do turismo de qualidade para gerar empregos bem-remunerados atuaria como força social e política capaz de virar o jogo.

Cuidados, sim, com a infraestrutura, com o visual, para que os visitantes não saiam daqui frustrados, o que seria mortal. E uma ação que envolva as lideranças e os formadores de opinião sobre os incontáveis benefícios que o congresso pode trazer à população catarinense.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *