Norte da Ilha ganha câmeras de monitoramento
28/04/2009
Empresas de ônibus vão para a licitação na Capital
28/04/2009

UFSC recebe especialista para falar sobre desastres naturais

Antonio Uceda é catedrático em Geodinâmica Externa
O professor Antonio Cendrero Uceda, catedrático em Geodinâmica Externa da Universidade de Cantabria (Espanha), é o convidado para a palestra ´Mudanças climáticas, ações humanas e riscos naturais`, nesta terça-feira (28/04), às 18h30m, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. O encontro faz parte da programação do curso ´Ferramentas para a gestão sustentável de recursos e riscos naturais`, promovido pelo Grupo de Estudos de Desastres Naturais. A palestra é aberta ao público.

O professor vai dividir sua palestra em dois momentos. No primeiro, pretende abordar a questão das previsões de mudanças de climas, separando o que realmente se conhece através das pesquisas e as dúvidas que as pessoas têm sobre o assunto. Ele lembra que, com relação às mudanças climáticas, há muita confusão entre o que é possível prever e as limitações encontradas no modelo existente.

Na segunda parte, o docente vai salientar aspectos da mudança climática global, ressaltando as suas consequências e o que é possível fazer para diminuir os problemas, fazendo referência às ocorrências em Santa Catarina no ano passado. De acordo com o professor, a situação vivida no Estado não tem registro similar no resto do mundo. Ele aponta uma série de medidas para minimizar essas conseqüências. Uma delas é a identificação das áreas de risco; outra é não permitir a ocupação.

Nos locais de risco que já estão ocupados devem ser aplicadas estratégias de engenharia para a estabilização das encostas. Trata-se de medida preventiva, mas que só pode ser posta em prática em pequenas áreas. Não é possível evitar os acidentes, mas é possível diminuir os danos, por meio de orientação da população de como deve agir nessas situações, além de criar um sistema de alarmes que deverão ser acionados para alertar os moradores. É preciso também educar a população, começando pelas crianças em sala de aula, mostrando como elas devem se comportar em caso de acidentes geográficos. Para Uceda, as estratégias devem ser um programa de governo – uma ação política que os governantes devem levar a sério. Contudo, para o professor, os políticos não apostam em estratégias preventivas para evitar problemas.

O professor Antonio Cendrero Uceda, doutor em Ciências Geológicas pela Universidade Complutense de Madrid, atualmente é catedrático em Geodinâmica Externa da Universidade de Cantabria (Santander-Espanha). Os temas das palestras correspondem às linhas de pesquisa em que atua e cujos resultados serão apresentados na UFSC. Ele é também autor e co-autor de mais 240 publicações científicas e membro de inúmeros organismos e comissões nacionais e internacionais pertinentes ao meio ambiente (FAO, ICSU, Unep, Unesco, WMO, entre outros), tendo recebido em 2007 o Premio Internacional de Meio Ambiente “Augusto González de Linares”.

O curso é uma promoção do Grupo de Estudos de Desastres Naturais, coordenado pela professora Maria Lúcia Herrmann. Na quarta-feira, dia 29, às 16h, dentro do mesmo curso, o professor Juan Remondo Tejerina, doutor em Ciências Geológicas pela Universidade de Cantabria, fará a palestra ´Cenários e modelos probabilísticos para a previsão de riscos`.

Outras informações pelos fones (48) 3721-8595 ou 3721-8815.

(José Antônio de Souza, Agecom, 27/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *