Prorrogada exposição “De Saint-Exupéry a Zeperri” no Casarão da Lagoa
14/04/2009
Exposição de Arte no Hall da Reitoria da UFSC em prol do Movimento de Conscientização: Doação de Órgãos
14/04/2009

UFSC cria dois novos grupos artísticos: o Madrigal e a Orquestra de Câmara

Destinados a alunos de graduação, as inscrições podem ser feitas de 13 a 15 de abril, e os participantes têm direito a uma Bolsa de Extensão. Veja textos da Chamada Pública, sobre como participar dos grupos, em www.noticiasdodac.blogspot.com

A Universidade Federal de Santa Catarina está criando dois novos grupos artísitcos: o Madrigal e a Orquestra de Câmara. Destinados a alunos de graduação, as inscrições podem ser feitas de 13 a 15 de abril, e os participantes têm direito a uma Bolsa de Extensão. Para saber como participar, o interessado deve acessar a Chamada Pública que está disponível no site www.noticiasdodac.blogspot.com

O Madrigal da UFSC será composto por 16 vozes incluindo os 4 naipes: soprano, contralto, tenor e baixo. A Orquestra de Câmara será composta por 10 músicos sendo: 4 violinos, 2 violas, 1 violoncelo e 1 contrabaixo e 2 reservadas a um ou mais dentre estes instrumentos caso também sejam aprovados.

Os projetos de Extensão para a formação do Madrigal da UFSC e da Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.

Os alunos de graduação da universidade que participarem dos projetos contarão com o auxílio de uma Bolsa de Extensão, que terá vigência de 01 de maio a 31 de dezembro de 2009.

Para participar do processo seletivo os candidatos devem atender à Chamada Pública cujos textos estão disponíveis no site www.noticiasdodac.blogspot.com. As inscrições, para participar dos grupos e concorrer às bolsas, deverão ser feitas de 13 a 15 de abril, das 14h00min às 18h00min na secretaria do Departamento Artístico Cultural – DAC – UFSC.

Os trabalhos do Madrigal e da Orquestra de Câmara serão coordenados por Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC, desde 2004.

Atuando junto ao DAC, a UFSC conta com o Coral da UFSC, em atividades há mais de 45 anos, e com os grupos de teatro como o Grupo Pesquisa Teatro Novo (30 anos), Grupo da Oficina de Teatro para Adolescentes (20 anos) e Grupo O’Gia (dois anos). Além desses grupos do DAC, a UFSC conta com o Grupo de Danças Folclóricas da Terceira Idade e com o Grupo de Dança Fazendo Corpo Mole, ambos coordenados por professoras do Centro de Desportos-CDS.

Com a criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara, a UFSC amplia a possibilidade de participação da comunidade universitária em atividades artístico-culturais e dá mais um passo rumo à criação de um Curso de Música, ampliando o ensino de graduação em Artes, como acontece com os jovens cursos de Cinema e de Artes Cênicas.

Sobre a regente e coordenadora

Formou-se em música pela UDESC em 1987, onde estudou flauta transversal, canto e canto coral. Iniciou a profissão como auxiliar de regência no mesmo colégio onde estudara em 1988. Neste mesmo ano começou a lecionar flauta transversal em Escolas de Música da cidade. Morou por quase 5 anos em Portugal aprimorando a profissão de instrumentista, executando os mais variados estilos musicais na flauta transversal e percussão.
De volta a Florianópolis, deu continuidade ao seu aprimoramento na área musical participando de cursos e congressos. Lecionou na Escola Dinâmica, onde musicalizava quase 500 alunos. Criou o Coral Infantil na Escola Dinâmica. Na escola de Música Compasso Aberto, lecionou percepção e teoria, flauta transversal, flauta-doce, canto, musicalização infantil, violão, percussão, e formou os seguintes grupos vocais: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes e Boca Chiusa, de adultos e ainda um grupo instrumental e vocal formado por adolescentes.

Em 2003 foi professora substituta do curso de licenciatura em música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na UNIPLAC as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003 finalizou o curso de pós-graduação em musicoterapia pela UNISUL. Em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. Atualmente leciona canto, flauta transversa e continua regendo o Grupo Vocal Bocca Chiusa. Na UFSC desenvolveu os seguintes projetos: Trilhando Caminhos para uma Nova Escuta: a Musicoterapia e o Usuário de Implante Coclear; Melhoria da Qualidade de vida de portadores de Parkinson através da Música e da Fisioterapia e o Canta Caeira 21. Atualmente desenvolve os seguintes projetos: Atividades de Canto em Grupo para Iniciantes e Atividades Musicais para Pessoas com Doença de Parkinson.

Como regente do Coral da UFSC, Miriam Moritz trabalha um repertório variado de autores brasileiros e internacionais que o grupo apresenta em eventos na UFSC e em outras cidades. Além disso, coordena o projeto: O Corpo na Música, a Música no Corpo: a comunidade num Processo de Interação interdisciplinar com o Grupo de dança Fazendo Corpo Mole, coordenado pela professora Luciana Fiamoncini. do Centro de Desportos da UFSC.

A criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara vem enriquecer, ainda mais, as atividades musicais desenvolvidas pelo DAC. Com o apoio da atual reitoria, os estudantes poderão dedicar-se à música, desenvolvendo ainda mais seus potenciais. A realização cultural é uma ação social onde se exercita, descobre, se mostra a identidade individual e coletiva. É uma transmissão de informações com variadas possibilidades. É um arquivo que retrata.

Serviço:

O QUÊ: Inscrições para formação do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC, com bolsas de extensão para alunos de graduação.
QUANDO: De 13 a 15 de abril, das 14h00min. às 18h00min.
ONDE: Secretaria do Departamento Artístico Cultural – DAC, Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Inscrição gratuita. Veja os textos da Chamada Pública no site www.noticiasdodac.blogspot.com
CONTATO: DAC: Miriam Moritz (48) 3721-9348

(Secarte e UFSC, por-email, 13/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *