A importância de lutar pelo saneamento em Florianópolis
01/04/2009
Procura-se a Ponte Hercílio Luz
01/04/2009

Turismo e vida de qualidade

A Santur, empresa responsável pela promoção das atrações turísticas do Estado, está participando com um estande do 18º Salão de Negócios Turísticos Urgart/Braztoa, que ocorre hoje e amanhã em Porto Alegre. Como se sabe, o Rio Grande do Sul é importante polo emissor de turistas, principalmente para a alta temporada. Num ambiente de crise econômica global, é vital que iniciativas desta natureza sejam mantidas e até ampliadas, para que Santa Catarina não deixe arrefecer uma atividade que depende em larga escala do estado de ânimo das pessoas. Aliás, como a demonstrar que o brasileiro é por natureza otimista, os números referentes ao turismo nacional no primeiro bimestre deste ano são altamente positivos. Estimativa do Ministério do Turismo indica que o faturamento do setor cresceu 20%, na comparação com mesmo período de 2008, em grande parte em razão do maior número de deslocamentos de brasileiros dentro do próprio país. Quanto à temporada nacional de verão 2008/2009, o mesmo ministério informa que houve expansão de 23%, também em relação à temporada precedente.

Entretanto, se não há como negar que o turismo é um dos setores da economia que mais benefícios podem trazer, por estimular um grande número de segmentos a ele associados, proporcionar ganhos efetivos a boa parte da população, pela multiplicação das oportunidades de trabalho, e por não poluir o meio ambiente como outras atividades industriais, também há que se atentar para os efeitos colaterais de uma estratégia dissociada do contexto. No caso catarinense, o que preocupa é sobretudo a precariedade da infraestrutura da maioria de nossas cidades litorâneas, a começar pela Capital. Em Florianópolis, o sistema viário praticamente entra em colapso, e deterioram-se os padrões de qualidade de serviços públicos como os de fornecimento de água potável e de energia elétrica. Nessas condições, estimular o crescimento do número de visitantes pode vir a ser um tiro pela culatra.

Santa Catarina já consolidou sua imagem de excelente destino turístico cujas grandes atrações são as belezas naturais e a diversidade e hospitalidade da população. Não pode descurar agora do fundamental: o robustecimento da infraestrutura. Sem isso estaremos nos arriscando inclusive a perder visitantes fiéis e a oferecer aos que aqui chegam pela primeira vez um tratamento abaixo do que merecem. Além disso, nenhum lugar pode se jactar de oferecer turismo de qualidade se não oferece à sua própria população uma vida de qualidade.

Que a Santur faça o seu trabalho, mas que o governo estadual incremente a infraestrutura – assim a primeira não venderá ilusões e o segundo não faltará com suas obrigações para com todos os catarinenses.

(DC, 01/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *