À procura do engenheiro responsável
23/04/2009
Chuva provoca quedas de barreiras e alagamentos em estradas na Grande Florianópolis
23/04/2009

Tráfego na ponte muda mais uma vez

Carros que forem para o Estreito poderão usar faixa de ônibus
Depois de estabelecer a faixa exclusiva para ônibus na Ponte Colombo Salles, vem mais mudança na travessia entre a Ilha e o Continente, na Capital. Agora, a principal delas é transferir todos os ônibus que seguem pela Via Expressa para a Avenida Ivo Silveira, na região continental. Outra mudança anunciada pela prefeitura diz respeito à faixa exclusiva. Desde ontem, ela está liberada para o tráfego de carros que vão para o Bairro Estreito. Até a semana que vem, serão colocadas placas sinalizando esta alteração.
Ontem, os motoristas de ônibus já estavam orientados a seguir a nova medida, mas a solução ainda não foi suficiente para acabar com o trânsito lento e o congestionamento de carros na Avenida Gustavo Richard, principal via de acesso para a ponte a partir do Sul da Ilha. O novo trajeto passa a ser obrigatório a partir de segunda-feira.
– Transporte urbano é uma questão política e não técnica. As decisões dizem respeito àqueles que você quer beneficiar – explicou o secretário de Transportes de Florianópolis, João Batista Nunes.
Ao citar esta frase, Nunes deixou transparecer que a prefeitura não cederá à pressão e seguirá priorizando o transporte coletivo da cidade, mesmo que isso custe transtornos aos motoristas de carro.
A nova mudança pretende acabar com o cruzamento realizado pelos ônibus, no final da Ponte Colombo Salles, quando alguns têm de deixar o corredor exclusivo da faixa da direita para seguir pela Via Expressa. Agora, estes ônibus terão de pegar a Via Expressa em frente ao Supermercado Angeloni de Capoeiras, o que deve aumentar o trânsito naquela região (confira o novo trajeto no mapa).
Acesso pode ser restrito aos coletivos
Respaldado por uma avaliação técnica sobre o sistema da Capital realizada em 2005 pelo escritório de Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e responsável pelo sistema de transportes de Curitiba (considerado um dos melhores do Brasil), o secretário tem certeza que está certo:
– Tem muita gente me chamando de burro. Mas as mudanças estão baseadas em estudos e nós vamos experimentá-las.
A partir de segunda-feira, o ponto de ônibus da Avenida Paulo Fontes, sentido Sul, e em frente ao terminal velho, será desativado, pois gera filas para os coletivos que saíam do Terminal de Integração do Centro (Ticen). Os passageiros agora terão de caminhar até o Ticen, a 150 metros, ou seguir para o ponto em frente à Assembleia Legislativa.
Na primeira quinzena de maio, a prefeitura vai experimentar outra mudança, a humanização da Avenida Paulo Fontes. Serão colocados cones, impossibilitando o tráfego de carros entre o Mercado Público e o Ticen. Se a medida der certo, o segundo passo é excluir o acesso à ponte para carros pela Rua Pedro Bittencourt (contorno do terminal Rita Maria), onde será permitido apenas a passagem de ônibus.
(DC, 23/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *