Justiça Federal realiza inspeção no Camelódromo da Capital
07/04/2009
IBGE: Produção industrial da Santa Catarina apresenta forte queda
07/04/2009

Salão do Turismo abre seleção para empreendimentos da agricultura familiar

Os interessados em expor e comercializar seus produtos durante no 4° Salão do Turismo-Roteiros do Brasil,que acontece de 1 a 5 de julho, em São Paulo, tem até o dia 12 de abril para fazer a inscrição no site.

A iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) tem como parceria o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que já lançou chamada pública para a seleção de empreendedores da agricultura familiar interessados em participar do salão. A seleção será feita a partir de critérios como:o enquadramento nos critérios de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); o atendimento às exigências fiscais e sanitárias existentes para a circulação de produtos em nível nacional; e a capacidade de oferta de produtos para o mercado nacional.

Serão priorizados empreendimentos que comercializem produtos orgânicos certificados e produtos da sociobiodiversidade como: castanha do brasil, baru, açaí, guaraná, pinhão, erva mate, umbu, mel de meliponas, farinha de mandioca, pesca nativa, condimentos, arroz selvagem e vermelho, entre outros. A diversidade de produtos também será um fator de prioridade na seleção.

Mercado da Agricultura Familiar

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos brasileiros, desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Entre os vários espaços a serem visitados, o Vitrine Brasil oferece ao visitante a possibilidade de conhecer aspectos dos roteiros como a cultura, artesanato, gastronomia e a própria agricultura familiar.

Conhecido como Mercado da Agricultura Familiar, o espaço está dentro do Vitrine Brasil e estimula empreendedores a expor e comercializar alimentos e bebidas produzidos dentro da agricultura familiar.”O objetivo é criar um ambiente favorável para a inserção de produtos com valor agregado no mercado do turismo”,afirma a coordenadora geral de Produtos Associados ao Turismo do MTur, Ana Cristina Albuquerque.

Na edição passada, o espaço beneficiou direta ou indiretamente 12 mil famílias de agricultores de 25 empreendimentos. O volume de negócios registrado no Mercado da Agricultura Familiar foi de R$ 104,4 mil.

(Revista Eventos, FlorianópolisCVB, 06/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *