No meio do fogo cruzado: aprovação e sanção do Código Ambiental
16/04/2009
Florianópolis se prepara para WTTC
16/04/2009

Ponte Colombo Salles ganha corredor exclusivo de ônibus

Nessa quinta-feira, 16, entrará em funcionamento um corredor exclusivo para ônibus na faixa de rolagem da direita da ponte Colombo Salles, identificado por uma linha branca horizontal contínua. A terceira linha branca da cidade vai funcionar 24 horas diárias dando preferência para o transporte coletivo (urbano, intermunicipal e rodoviário) no sentido Ilha-Continente, complementando o corredor exclusivo já implantado num trecho de 150 metros entre a saída do TICEN e a Colombo Salles.
O corredor de ônibus começará já na ponte Colombo Salles numa faixa exclusiva de mais de 800 metros na faixa mais à direita, onde somente poderão circular veículos do transporte urbano, intermunicipal e rodoviário. Nas duas cabeceiras da ponte serão adotadas faixas preferências para ônibus (identificadas por uma linha branca pontilhada no asfalto) onde os carros de passeio também poderão transitar.
Do final do corredor do TICEN até a ponte serão cerca de 200 metros de faixa preferencial que permitirão aos motoristas acessar as três faixas de rolagem da Colombo Salles. Na saída da ponte a faixa preferencial permitirá aos carros seguirem para o Estreito. O vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, João Batista Nunes, explica que a adoção dos corredores para ônibus faz parte de várias medidas que a Prefeitura está tomando para priorizar o transporte urbano e melhorar o trânsito na cidade.
O novo corredor vai beneficiar diretamente certa de 40 mil passageiros/dia, especialmente nos horários de pico, agilizando a passagem na ponte e reduzindo o tempo de percurso dos ônibus urbanos e intermunicipais. A medida foi estudada por técnicos de trânsito da Prefeitura e Polícia Militar e durante os 15 primeiros dias serão realizadas medidas educativas juntos aos motoristas que transitarem pela faixa exclusiva. Conforme a PM só serão aplicadas multas após um período de adaptação dos motoristas.
A utilização de corredores exclusivos para ônibus faz parte da política de priorizar o transporte Urbano da Prefeitura que já implantou faixas na saída do TICEN e para o Sul da Ilha nos horário de pico dos dias úteis. A medida teve ampla aceitação dos condutores e passageiros e deverá ser colocada em prática também na avenida Mauro Ramos e no trecho final da Beira-mar Norte.
(PMF, 16/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Waldir Gomes da Silva disse:

    Nunca será tarde para serem corrigidas as imperfeições impostas a determinadas camadas da sociedada.Esta medida certamente dara mais conforto aos trabalhadores em geral, uma vez que após suas jornadas de trabalho, perdem horas para o deslocamento até suas residencias. Tal medida vêm sendo tomada pélo mundo afora, a fim de garantir melhor qualidade de vida aos que usam o transporte coletivo, a quem devemos parabenizar, pois colaboram e muito produzindo 28 vezes (cada cidadão) menos poluição, que resulta diretamente na abertura da camada de ôzonio.
    Parabens aos promotores e a população usuária.
    Waldir

  2. Débora disse:

    A faixa ainda está valendo? Ninguém respeita. Deveria haver algum tipo de fiscalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *