Gripe suína e o abalo ao turismo
28/04/2009
Selo Cidade Saudável contra poluição
28/04/2009

Pavilhão para o WTTC beneficia turismo local

Congresso mundial, que se realizará em maio em Florianópolis, contará com espaço de padrão internacional

Entre os benefícios que o Congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC na sigla em inglês), que ocorre de 14 a 18 de maio, no Costão do Santinho, Norte da Ilha de Santa Catarina, trará ao Estado, um já está garantido. O Pavilhão Tuguá, um espaço de padrão internacional medindo 1, 8 mil metros quadrados e capacidade para três mil pessoas alocado no Costão do Santinho Resort deve ser concluído no próximo sábado.

O pavilhão estreará como palco para as discussões entre os principais líderes do turismo mundial e ficará para abrigar eventos de diferentes tipos na Capital, reforçando o turismo de eventos no Estado. De acordo com os cálculos do engenheiro civil Aderbal Neves, diretor técnico do Costão Ville Empreendimentos Imobiliários, a obra levou apenas cerca de 60 dias para estar concluída, tempo recorde graças ao método construtivo empregado.

– O sistema que utilizamos é muito comum na Europa e nos Estados Unidos, mas não tão difundido no Brasil apesar de todas as vantagens. No lugar da alvenaria utilizamos montantes metálicos de 10 centímetros de espessura que garantem o isolamento térmico equivalente a 40 centímetros de alvenaria. Em apenas quatro semanas, já tínhamos cinco mil metros de parede erguidas.

O destaque do pavilhão é sua versatilidade já que foi desenhado para comportar em um mesmo ambiente diversos tipos de estrutura, como feiras, com capacidade para 56 estandes de 20 metros quadrados; banquetes para 1,5 mil pessoas; e auditório, com capacidade para 2,6 mil pessoas.

Projeto viabiliza a infraestrutura

O conforto está garantido com sistema de ar-condicionado central, geradores, e wi-fi em todo o espaço. Além do salão central, o espaço ainda conta salas de apoio e banheiros, convencionais e destinados a deficientes.

As instalações elétrica e hidráulica também foram pensadas para atender a diferentes necessidades, incluindo apresentações musicais.

– É viável, por exemplo, instalar um espaço de cabeleireiro no centro do pavilhão já que temos sistema de água, esgoto e luz disponíveis em todo o espaço. Dificilmente outro espaço em Santa Catarina se iguala a essa pavilhão – declarou Neves.

Entidades estaduais como a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), a Fecomércio/SC, o Sebrae, o CDL, Florianópolis Convention Bureau, o Sesc e o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC) estão lançando a campanha “Florianópolis Recebe”. A iniciativa terá duas frentes de trabalho – uma liderada pela Câmara de Articulação e Mobilização Social e outra pela Câmara de Divulgação.

Amanhã, a Câmara de Mobilização promove reunião com a participação de centenas de líderes comunitários.

– Como a criação do projeto foi motivada pela realização do WTTC, sua repetição anual será um dos legados que este evento de importância mundial deixará para a cidade – diz Ernesto São Thiago, que é representante da Acif no grupo.

Uma das ações do grupo é estimular as pessoas a participar de um grande mutirão de limpeza e embelezamento das ruas previsto para ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de maio.

Dimensões do Tuguá

> Área: 1.800 metros quadrados
> Pé direito: 7,5 metros
> Auditório: 2.650 pessoas
> Banquete: 1.500 pessoas
> Escolar: 1.390 pessoas
> Feiras: 56 estandes de 20 metros quadrados

(Laura Coutinho, DC, 28/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *