Concessão de vistos a turistas é tema de reunião do CTur
16/04/2009
SOS Pedreira do Abraão
16/04/2009

Lançado programa de melhorias para a Biblioteca Pública do Estado

Conservação e restauração do acervo, capacitação de pessoal, disponibilização do acervo na internet, formação de contadores de histórias. Essas são algumas das iniciativas que serão desenvolvidas ao longo dos próximos meses, dentro do programa “Biblioteca Pública da Santa Catarina – um modelo de gestão”. Fruto de parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o programa, já em andamento, foi oficialmente lançado nesta terça-feira (14). Na cerimônia estavam, entre outras autoridades, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Paulino de Jesus Cardoso, e a coordenadora de Cultura da Udesc, Cláudia Messores.

Coordenadora do programa e professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Udesc, Delsi Fries Davok afirma que entre os objetivos específicos da iniciativa estão realizar a análise organizacional e o planejamento estratégico da Biblioteca; conhecer o perfil do usuário da instituição, sua satisfação e expectativas em relação aos produtos e serviços prestados, bem como estudar a forma de procedimento desses usuários em relação à busca da informação e freqüência de uso das fontes informacionais; implantar um programa de preservação na Divisão de Pesquisa e Memória da Biblioteca; desenvolver a representação descritiva e temática dos estoques informacionais da instituição, visando a organização, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. Também estão entre os objetivos proporcionar às crianças atividades culturais diretamente relacionadas ao livro e à leitura, tais como sessões de contação de histórias e dramatização de contos de fadas para desenvolver o gosto pela leitura em estudantes das séries iniciais do ensino público de Florianópolis; e estudar a Rede de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina por meio de cadastramento de dados referentes a esse panorama, para auxiliar no processo decisório de ações que promovam a melhoria do funcionamento das bibliotecas públicas, para que atuem como centros de ação cultural e educacional permanentes. A idéia de montar um programa para a Biblioteca Pública de Santa Catarina surgiu em 2008, quando a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, atendendo solicitação de parceria da Fundação Catarinense de Cultura, formou uma comissão para avaliar o quadro atual da biblioteca e recomendou melhorias na sua estrutura organizacional e técnica. Depois de estudos, a comissão elaborou um diagnóstico da instituição com dados estatísticos e informações sobre serviços, pessoal, infraestrutura e necessidades específicas.

Com base nesse diagnóstico, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Udesc, com apoio da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade, desenvolveu o programa “Biblioteca Pública de Santa Catarina: Um Modelo de Gestão”, com caráter interinstitucional e multidisciplinar, podendo incorporar projetos específicos dos centros de ensino e da Biblioteca Universitária da Udesc.

(FCC, Adjori/SC, 16/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *