Agenda da Ong: 13 a 19 de abril de 2009
08/04/2009
Homenagens marcam Assembléia Geral da FloripAmanhã
08/04/2009

Jardim Botânico abrangerá Sapiens Parque

A FloripAmanhã apoia o projeto de implantação do Jardim Botânico em Florianópolis, cujo Plano de Trabalho para a efetivação das obras foi apresentado pela Frente Popular Pró-Jardim Botânico no dia 02/04, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa de SC, em Floripa.

O projeto se encaixa no conceito da Reserva da Biosfera em Ambientes Urbanos, uma das bandeiras da Associação.

O Jardim Botânico não se limitará a apenas a área principal, no Itacorubi, e abrangerá também outras áreas da cidade, no Sapiens Parque, parceiro da FloripAmanhã, e na Cidade das Abelhas.

A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnologia de Santa Catarina (Fapesc) vai abrir dentro de 30 dias um processo de licitação para a criação do Plano Diretor de Ocupação do Parque.

“O Jardim Botânico de Florianópolis será aberto ao público ainda esse ano”, diz o deputado Cesar Souza Junior. “Nós iremos aguardar agora esse processo de licitação para em seguida dar início à ocupação do parque. Trilhas serão construídas brevemente para que a população possa usufruir o espaço, provavelmente no segundo semestre”, conclui.

No evento realizado na Assembléia Legislativa, ficou definido que a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FATMA) vai aplicar cerca de 1,3 milhão de reais no Jardim Botânico através de recursos de compensação ambiental, oriundos do recebimento de multas por infrações cometidas. A Fapesc também doou cerca de 500 mil reais para as obras do complexo.

Novas áreas

A Frente Popular Pró-Jardim Botânico previa, inicialmente, que o jardim seria apenas no bairro Itacorubi, mas, em 2008, as parcerias aumentaram em prol do projeto e as áreas da Cidade das Abelhas, no bairro Saco Grande, e do Sapiens Parque, no Norte da Ilha, foram incorporadas ao contexto do Jardim Botânico de Florianópolis, sob gestão da Fatma.

Além disso, a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) cedeu uma área equivalente a 5 hectares, ampliando a área total do parque de 22 para 27 hectares.

(Assessoria de Comunicação FloripAmanhã, 08/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Marli disse:

    Prezados!
    Alguma novidade no andamento do Projeto? Ou já “morreu na praia”?
    Grata.
    Marli Eulália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *