Salão do Turismo abre seleção para empreendimentos da agricultura familiar
07/04/2009
Stephanes defende mudanças no Código Florestal e cita caso de SC
07/04/2009

IBGE: Produção industrial da Santa Catarina apresenta forte queda

Brasília – O desempenho da produção industrial em fevereiro, na comparação com janeiro, avançou em nove das 14 regiões incluídas na Pesquisa Industrial Regional Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados divulgados hoje (6) mostram que o destaque foi a indústria da Bahia, com alta de 13,7%, seguida pelo Espírito Santo, com 8,3%; Minas Gerais e Paraná, com 5,7%: e Região Nordeste com 4,1%. Nesses locais, o crescimento superou a média nacional da produção industrial, que foi de 1,8% na mesma base de comparação, conforme os números divulgados pelo instituto na semana passada.

A pesquisa também aponta recuo na produção industrial, entre janeiro e fevereiro, em cinco regiões. A queda foi mais acentuada em Pernambuco (-5,6%) e Santa Catarina (-4,6%).

Já em relação a fevereiro de 2008, apenas a indústria do Paraná apresentou resultado positivo (1,5%) devido ao desempenho do setor de edição e impressão.

Nos outros 13 locais pesquisados, também na comparação com fevereiro de 2008, as quedas foram tão significativas que atingiram os dois dígitos. O ranking é liderado pelo Espírito Santo (-29,5%), seguido por Minas Gerais (-26%), Amazonas (-20,8%), Rio Grande do Sul (-20,5%), Santa Catarina (-19,8%), Pernambuco (-17,5%) e São Paulo (-17,5%). Ainda com queda na produção, mas com taxa inferior à média nacional (-17%), aparecem Bahia (-10%), Pará (-10,2%), Ceará (-10,5%), Goiás (-11,1%), Região Nordeste (-12,1%) e Rio de Janeiro (-13,2%).

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, no primeiro bimestre do ano (janeiro e fevereiro) houve recuo na produção das 14 regiões investigadas.

(ABC Digital, 06/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *