Maratona Fotográfica do Moto Road 2009
15/04/2009
SC: a ameaça de Minc
15/04/2009

Florianópolis vai sediar Semana Internacional da Bicicleta

Florianópolis lidera um movimento mundial para incentivar o uso de meios de transporte alternativo ao automóvel. Escolhida pela Rede Mundial de Cidades pela Mobilidade Urbana para coordenar o grupo temático sobre transportes não motorizados, a capital catarinense vai sediar a Semana Internacional da Bicicleta no período de 20 a 25 de abril. O evento pretende discutir projetos e apresentar experiências de sucesso no Brasil e no mundo tendo a bicicleta como meio de transporte. A promoção é da Prefeitura da Capital e Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), em parceria com o International Bicycle Consultancy – IBC (Holanda) e com. a Rede Mundial de Cidades (Stuttgart/Alemanha) – órgão que congrega 411 membros de 60 países.
As atividades da Semana Internacional da Bicicleta são dirigidas a profissionais de empresas privadas e especialmente de prefeituras municipais preocupadas com a busca de soluções para os problemas referentes à mobilidade urbana. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por e-mail (vera@ipuf.sc.gov.br ou vluciafloripa@gmail.com). As discussões e propostas formuladas no encontro em Florianópolis serão preparatórias para o Congresso Mundial de Mobilidade que vai acontecer em junho em Stuttgart, na Alemanha.
Dentro da programação do evento aconteceo Seminário sobre Transporte e Coesão Social, de 20 a 22 de abril, no Hotel Mercure, no Centro. E de 23 a 25 de abril, será realizado o Workshop para Integração da Região Metropolitana por Bicicleta, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), no Centro.
Sobre duas rodas
Apesar de ter um grande potencial para o uso da bicicleta como transporte alternativo, o Brasil ainda investe pouco em infraestrutura para esse tipo de veículo. São apenas 2,5 mil quilômetros de ciclovias no país, enquanto que na Holanda, país que é quase do tamanho do estado de Santa Catarina, possui mais de 16 mil quilômetros de malha cicloviária em estradas e outros 18 mil quilômetros nas cidades.
Na capital catarinense existem cerca de 20 quilômetros de ciclovias construídas – número que deve dobrar após a conclusão dos projetos de implantação de áreas exclusivas para trânsito de bicicletas nas comunidades do Norte e Sul da Ilha e no centro da Capital. Segundo a arquiteta do Ipuf, Vera Lúcia Gonçalves da Silva, além da falta de infraestrutura, fatores culturais, educacionais e de segurança dificultam o uso da bicicleta no país. “Muita gente não utiliza por medo da velocidade dos automóveis, ou pela ausência de espaços seguros para estacionar, e até por conta dos conflitos com o ônibus e o pedestre. Queremos mudar esse conceito”, afirma.
PROGRAMAÇÃO
Semana Internacional da Bicicleta
Cities for Mobility (Regional) / Florianópolis – Stuttgart
Data: 20 a 22 de abril de 2009 – Seminário sobre Transporte e Coesão Social
Local: Mercure – Salão Lindacap
Rua Felipe Schmidt 1102 – Centro
Promoção/Realização – Prefeitura Municipal de Florianópolis – PMF / Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis -IPUF em colaboração com Cities For Mobility, Stuttgart e IBC Holanda
Segunda-feira (20/04)
13h30 – Credenciamento
14h – Abertura
14h30 –CITIES FOR MOBILITY TRANSPORTE E COESÃO SOCIAL
Coordenador: Ton Daggers – Fundação Movilization, Holanda
15h30 – Intervalo para café
16h – BICICLETAS PÚBLICAS NO MUNDO E NO BRASIL
Coordenadora: Vera Lucia G. da Silva (IPUF)
17h – Debate
18h – ENCERRAMENTO
Terça-feira 21/04/2009
Visitas técnicas / passeio ciclístico
(evento restrito a técnicos de municípios e convidados)
Quarta-feira (22/04)
9h – Credenciamento
9h30 – WORKSHOP
ACESSO ÀS ESCOLAS E EDUCAÇÃO: O PAPEL DO TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS METAS DO MILÊNIO. (REDUÇÃO DA POBREZA, DIREITO A EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL) FUNDAÇÃO MOVILIZATION
Coordenadora: Vera Lucia G. da Silva (IPUF)
12h – Intervalo para almoço
14h30 – A MENSAGEM DA AMÉRICA LATINA PARA O CONGRESSO CITIES FOR
MOBILITY – STUTTGART
(PROPOSTAS DE PROJETOS, INVENTARIO DAS NECESSIDADES E ESTRATEGIAS)
15h30 – Intervalo para café
18h – Encerramento
Semana Internacional da Bicicleta
BPP BICYCLE PARTNERSHIP PROGRAM / Florianópolis – Holanda
Data: 23 a 25 de abril de 2009 – Workshop Integração – Região Metropolitana por Bicicleta
Local: Auditório do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura
Rua Álvaro Millen da Silveira nº 104 Centro
Promoção e realização – Prefeitura Municipal de Florianópolis – PMF / Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis -IPUF em convenio com Interface for Cycling Expertise – I-ce, Ministério da Holanda, Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis – VIACICLO
Quinta-feira (23/04)
9h – Credenciamento
9h30 – WORSHOP – INTEGRAÇÃO REGIÃO METROPOLITANA POR BICICLETA
BICYCLE PARTNERSHIP PROGRAM –BPP
Coordenador: Carlos Eduardo Medeiros (IPUF)
12h – Intervalo para almoço
14h – WORKSHOP – INTEGRAÇÃO REGIÃO METROPOLITANA POR BICICLETA
BICYCLE PARTNERSHIP PROGRAM –BPP
Coordenador: Giselle Noceti Ammon Xavier (UDESC/ VIACICLO)
15h30 – Intervalo para café
16h – OFICINA DE PROJETOS –
ESTUDO DE CASO: CONEXÃO FLORIANÓPOLIS/ SÃO JOSÉ – BR-282
18h – Encerramento
Sexta-feira (24/04)
9h30 – OFICINA DE PROJETOS
ESTUDO DE CASO: CONEXÃO ILHA CONTINENTE BR-282
12h – Intervalo para almoço
14h – OFICINA DE PROJETOS
ESTUDO DE CASO: CONEXÃO FLORIANÓPOLIS/ SÃO JOSÉ
18h – Encerramento
Sábado (25/04)
Evento restrito aos consultores
(PMF, 14/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *