Catarinenses engajados no Hora do Planeta
27/03/2009
Diretor da FloripAmanhã eleito presidente do CDI-SC
27/03/2009

Teste em corredor de ônibus

O segundo corredor exclusivo para ônibus em Florianópolis começa a ser testado hoje, entre 17h e 20h, no Trevo da Seta, no Sul da Ilha.
Os ônibus seguirão na contramão por um trecho da Via Expressa Sul e terão prioridade no contorno do trevo. Os carros que trafegarem no sentido Bairro-Centro serão obrigados a seguir pela Costeira, pelo menos até a saída do bairro, onde poderão retornar à Via Expressa.
A proposta é ousada e calcula-se que os ônibus irão economizar de 20 a 30 minutos de tempo em seu itinerário. Por outro lado, os motoristas de carro terão que esperar mais.
– À medida que o motorista do carro constatar que seu vizinho que anda de ônibus chega mais rápido em casa, ele deverá optar pelo transporte coletivo. Só fazendo com que mais gente ande de ônibus teremos um trânsito melhor – afirmou o secretário de Transportes e vice-prefeito, João Batista Nunes.
Mudança já foi feita na saída do Ticen
Se der certo, a medida implicará em alterações em linhas de ônibus da região, já estudadas pela prefeitura. Se der errado – apesar de a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e prefeitura acreditarem que essa chance é mínima – outras duas propostas serão testadas na região.
O primeiro corredor foi testado na saída do Terminal de Integração do Centro (Ticen) em direção à Ponte Colombo Salles.
Como vai ser
> Na sinaleira da Via Expressa Sul que dá acesso à Costeira, todos os ônibus entrarão na contramão da Via Expressa. Ela se tornará exclusiva para ônibus no sentido Centro-bairros
> As demais faixas da Via Expressa no sentido Centro-bairros ficarão exclusivas a outros veículos a partir da sinaleira
> Quem vai para o Aeroporto deverá ficar na direita da via. Quem vai para a SC-405, na esquerda
> A sinaleira do Trevo da Seta operará normalmente. Entretanto, equipes da PMRv estarão no local, segurando o trânsito de carros sempre que um ônibus precisar entrar no trevo
> Os ônibus que estiverem na Costeira também terão prioridade, facilitada pelos policiais. Já os carros da Costeira terão de esperar
> Quem sai do Sul da Ilha no sentido Bairro-Centro só poderá seguir pela Costeira. Terá pista livre na direita, sem precisar parar no semáforo
> Quem sai do Sul da Ilha sentido Aeroporto fará o contorno no trevo, como já é feito hoje
> Guarda municipal ajudará no trabalho
Fique por dentro
Se a mudança der certo
A medida será mantida até que as obras de construção do elevado do Trevo da Seta e da terceira faixa da SC-405 estejam concluídas. A prefeitura alterará linhas que circulam pela Costeira para que elas também sejam beneficiadas pelo corredor. As linhas Tapera/Mauro Ramos via Pantanal, Tapera/Mauro Ramos via Prainha, Tirio/Titri e Titri/Tirio não circularão mais pela Costeira e sim pelo Corredor Exclusivo. A linha Costeira do Pirajubaé se tornará uma linha circular, que sai do Centro, segue pelo corredor até a Ressacada e depois volta pela Costeira. As alterações nas linhas só serão adotadas depois de semanas de teste com o corredor.
Se der errado
A prefeitura poderá parar o teste e adotar outras propostas de corredor, ambas no Sul da Ilha
Os números
> 7.010 passageiros enfrentam o trânsito da Via Expressa, sentido bairros, em horário de pico, por dia
> 4.590 passageiros enfrentam o trânsito da Costeira, sentido bairros, em horário de pico, por dia
> 4 linhas circulam pela Via Expressa, fazendo 65 viagens em horário de pico
> 9 linhas circulam pela Costeira, fazendo 51 viagens em horário de pico
> Estima-se que 10 mil veículos circulem pelo trecho em horário do pico, nos dois sentidos
> Do total do trânsito local entre 17h e 20h, 40% ocorre no sentido bairros/Centro e 60% no sentido Centro/bairros
Fonte: Secretaria de Transportes e Terminais e PMRv
(Cristina Vieira, DC, 27/03/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *