Estado pode construir duas torres na Capital
12/03/2009
Casan anuncia ampliação de obras
12/03/2009

Restaurante registra queda

Pesquisa da Abrasel mostra redução para 53% dos empresários

Pesquisa feita pela Abrasel SC revela que 53% dos empresários entrevistados consideraram esse início de ano pior do que o verão passado. Porém, 46% deles acreditam que o movimento possa melhorar durante o ano.

A segunda etapa da pesquisa sobre o movimento nos bares e restaurantes do Litoral catarinense durante a temporada, realizada pela Abrasel Santa Catarina, revela queda no fluxo de turistas na maior parte do Estado.

Ao contrário do resultado da primeira etapa – que avaliou o período de 20 de dezembro de 2008 a 3 de janeiro de 2009 – quando cerca de 70% dos proprietários de bares e restaurantes registraram uma melhoria no movimento, a pesquisa que avalia os meses de janeiro e fevereiro não foi tão boa, com 53% dos entrevistados registrando queda no fluxo de turistas, em comparação a 2008.

A pesquisa revelou ainda que houve uma disparidade relevante no fluxo de visitantes em cada região. Os estabelecimentos do litoral Norte, por exemplo, foram os mais prejudicados, com 75% dos empresários considerando esta temporada pior do que a do ano passado. Para eles, o resultado ruim é reflexo das enchentes ocorridas em novembro. Já em Florianópolis, 61% acharam que esse início de ano foi melhor do que o verão anterior.

Apesar da temporada fraca, 46% dos entrevistados acreditam que o movimento possa melhorar durante o ano. O motivo é o calendário de 2009, que, com mais sete feriados nacionais pela frente, deve atrair muitos visitantes para o Estado.

No total, foram entrevistados 100 restaurantes entre os dias 2 e 3 de março de 2009. A pesquisa foi realizada de acordo com a percepção de cada empresário.

(DC, 12/03/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *