UFSC promove observações do céu na Capital
05/03/2009
Lixo acumula em São José
05/03/2009

Educação oferece oficinas para melhorar saúde do servidor

Para buscar uma melhoria na qualidade de vida dos funcionários, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis implantou o Programa de Saúde e Bem-Estar dos Servidores (Prosabes), oferecendo uma série de atividades aos profissionais de escolas, creches, núcleos de educação infantil, Educação de Jovens e Adultos, dentre outros departamentos.

Este ano, o Prosabes oferece as oficinas de yoga, RPG, Reeducação do Movimento Através da Dança, Pilates no Solo, Relações Interpessoais e Saúde Vocal. Qualquer servidor da rede municipal de ensino pode fazer a inscrição gratuitamente. Outras informações podem ser obtidas no telefone 2106- 5905. As atividades, que já estão em andamento, acontecem na Lótus-Centro Terapêutico, no Centro de Educação Continuada da SME e em diversas unidades escolares.

Na Lótus, localizada na Trindade, são oferecidas as oficinas de Pialtes e Yoga, enquanto que o Centro de Educação Continuada, situado à Rua Ferreira Lima, Centro da Capital, está apto para RPG, Yoga e Reeducação do Movimento através da dança.

A RPG também é oferecida no NEI Coqueiros (Coqueiros) e Creche Maria Barreiros (Coloninha). A yoga é ministrada nas escolas Batista Pereira (Alto Ribeirão), Dilma Lúcia dos Santos (Armação), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho), Adotiva Liberato Valentim (Costeira), NEI Ingleses (Ingleses) e NEI São João Batista (Rio Vermelho).

Para a realização das oficinas de Relações Interpessoais e Saúde Vocal, em qualquer unidade da rede de ensino, o interessados devem fazer solicitação através da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal, CODEPE, ligada à SME.

Serviço

RPG: Esta atividade busca o reequilíbrio muscular, prevenção de dores e alterações posturais de forma global.

Pilates no Solo: São realizados exercícios terapêuticos no solo, com o objetivo de promover a melhoria da postura, consciência corporal, coordenação motora, respiração, concentração e flexibilidade, previnindo a ocorrência de sintomas relacionados ao estresse e a rotina do dia-a-dia.

Yoga: Promove o bem estar e a saúde através de exercícios de respiração, de asanas que visam revitalizar o corpo, acalmar a mente e tranqüilizar o coração.

Reeducação do Movimento Através da Dança: Trabalha com a prevenção e reeducação do corpo para as atividades do dia-a-dia, realizando exercícios que aumentam a flexibilidade e a melhora do tônus muscular.

Relações Interpessoais: O Objetivo é promover a reflexão das relações intra e interpessoais no cotidiano do espaço educativo, estabelecendo um relacionamento fluido e gratificante entre todos os envolvidos.

Saúde Vocal: Esta atividade tem o objetivo de realizar atividades preventivas que promovam a qualidade vocal através da conscientização e aprimoramento da voz, corrigindo posturas inadequadas, criando esquema corporal vocal e coordenando a respiração com a fala.

(PMF, 04/03/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Marilba Maria Silva disse:

    Bom Dia,
    Sou uma moradora de Ingleses (nativa) com 46 anos. Necessito muito fazer RPG e Yôga, mais é muito caro, soube deste programa da Prefeitura. Seria possível fazer no Nei de Ingleses.
    Não sou servidora pública Municipal.
    desde já obrigada.
    Marilba.

  2. Claudia Marking disse:

    Bom Dia,
    Parabéns a prefeitura de Florianopolis pelo programa de saúde ao servidor desta entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *