Prêmio Expressão de Ecologia 2008
02/03/2009
Vídeo Floripa 2030: Cenários
02/03/2009

Vídeo Floripa 2030: 5 estratégias de desenvolvimento

FLORIPA 2030 é um processo de construção de estratégias articuladas entre si e orientadoras do desenvolvimento sustentável de Florianópolis e sua região.

Surgiu da necessidade de segmentos da sociedade, entre eles o acadêmico, o público e o empresarial, de visualizar cenários estratégicos para Florianópolis na Região em 2030, de maneira a considerar as grandes demandas populacionais, sociais, econômicas, ambientais, em síntese de desenvolvimento sustentável, compatíveis com a melhoria da qualidade de vida e dos limites de sua capacidade. Para tanto se reuniu, entre junho e setembro de 2008, um número destacado de instituições públicas e privadas com o objetivo de produzir o documento denominado FLORIANOPOLIS 2030, ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, que define aquelas estratégias e suas formas de atuação e implementação.

Veja o vídeo editado pelo Estado de Excelência para a internet no YouTube.

(Raimundo Martins, Estado de Excelência exibido pela TVBV, 12/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Paulo Valente Ferreira Neto disse:

    O turismo realizado de forma correta é um catalisador do desenvolvimento sustentável, dinamiza a economia local agregando renda à população envolvida, preserva e valoriza a cultura da comunidade e contribui para a conservação da natureza. É de extrema importância que essa sustentabilidade seja impressa no conceito de desenvolvimento, porém este conceito não está no exercício da pratica da sociedade. A falta de conhecimento e aceitação para a implementação do Turismo Sustentável se faz presente na falta de vontade pública e também de empenho da sociedade local. Para o Desenvolvimento do Turismo de uma região é necessário que os diversos setores (governamental, empresários e sociedade civil) estejam preparados e estruturados para realizar a gestão do turismo de forma sustentável.

    Isso requer sensibilização, formação e capacitação de pessoas; incentivo do Poder Público e de empresas e; envolvimento da sociedade. Requer também ações práticas que ajudem a manter belas a paisagens (seja recolhendo o lixo ou plantando flores, por exemplo), a valorizar a cultura local, a distribuir melhor a renda de seus habitantes.

    A relação entre o meio ambiente e o turismo é conflituosa, visto que sempre existe degradação ambiental, imposição de valores externos, extinção de atividades econômicas de ditas menos importantes. Daí a necessidade de sempre se encontrar alternativas que promovam a sustentabilidade do local, sem que o espaço físico e sócio-cultural seja devastado.

  2. Paulo Valente Ferreira Neto disse:

    É muito importante o debate sobre este tema, pois a sustentabilidade é vista como uma importante alternativa para o desenvolvimento.

    O Conceito de desenvolvimento sustentável segue três vertentes: crescimento econômico, eqüidade social e equilíbrio ecológico, induzindo um “espírito de responsabilidade comum” como processo de mudança no qual a exploração de recursos materiais, os investimentos financeiros e as rotas de desenvolvimento tecnológico deverão adquirir sentido harmonioso. Para prevenir os impactos ambientais do turismo, a degradação dos recursos e a restrição do seu ciclo de vida é preciso concentrar os esforços em um desenvolvimento sustentável não apenas do patrimônio natural, mas também dos produtos que se estruturam sobre os atrativos e equipamentos turísticos.

    O desenvolvimento sustentável está ligado à sustentabilidade do meio ambiente. A preocupação com a degradação ambiental provocada pelo crescimento econômico desordenado deu ênfase ao termo “desenvolvimento sustentável”, que surgiu quando se percebeu que a degradação está intimamente relacionada com a queda na qualidade de vida. Esta relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico se tornou, então, motivo de preocupação internacional; encontrar um equilíbrio entre os interesses econômicos que o turismo estimula e um desenvolvimento da atividade que preserve o meio ambiente não é tarefa fácil, principalmente porque seu controle depende de critérios e valores subjetivos e de uma política ambiental e turística adequada.

    O desenvolvimento sustentável do turismo deve considerar a gestão de todos os ambientes, os recursos e as comunidades receptoras, de modo a atender às necessidades econômicas, sociais, vivenciais e estéticas, enquanto a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais e a diversidade biológica dos meios humano e ambiental são mantidos através dos tempos.

    Qual o melhor caminho: investimentos financeiros para promover o turismo em locais com belezas físicas sem a preocupação com o equilíbrio ecológico, ou investimentos na promoção do lugar associados a investimentos na educação ambiental, na preservação e na conservação do lugar explorado?

    É melhor investir na criação de uma cultura “fabricada” para atender ao turismo ou na promoção da cultura local como atrativo através do resgate da cidadania?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *