Laboratório da UFSC na Ressacada vai priorizar o meio ambiente
17/02/2009
Novas cadeias são autorizadas
18/02/2009

Prefeitos da Grande Florianópolis reunidos para discutir soluções para os problemas municipais

As cidades são diferentes, mas os problemas são os mesmos na Grande Florianópolis. O aumento da violência, a destinação do lixo e do esgoto, e a necessidade de melhorar a infraestrutura viária foram alguns dos temas que reuniram à mesma mesa, nesta terça-feira (17/02), o Secretário do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter Gallina, e os prefeitos Dário Berger (Florianópolis), Djalma Berger (São José), Anísio Soares (Governador Celso Ramos), José Castelo Deschamps (Biguaçu), além do vice-prefeito Valmir Walmor Schwindem (Palhoça). “Temos muitas questões a resolver e não dá para continuar exportando nossos problemas. Da discussão é que vai nascer a luz”, diz o prefeito Dário Berger.
De acordo com o prefeito de Florianópolis, a preocupação em fomentar uma maior integração entre os municípios foi motivada pelo agravamento da situação no sistema de carceragem na região e a decisão do município de Biguaçu de cobrar uma taxa de compensação pelos dejetos recebidos dos municípios da região. “Existem algumas propostas para ações entre essas cidades e uma das alternativas pode ser a criação de um consórcio com fins específicos. Ainda estamos discutindo essa questão”, explicou Dário Berger.
O chefe do Executivo da Capital revelou que solicitou à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão a desocupação do prédio conhecido como Cadeião do Estreito, de onde recentemente fugiram cerca de 80 presos. O prazo de seis meses para o cumprimento da medida já expirou e ainda não houve um consenso a respeito de um novo local para abrigar os detentos. O Segundo ele, o saneamento e o transporte coletivo também preocupam.
Para o prefeito Anísio Soares, o consórcio entre os cinco municípios e com o apoio do governo estadual vai fortalecer a região como um todo. A idéia também foi bem recebida pelos participantes, porém ainda falta definir em quais situações a união é imprescindível para fortalecer o grupo e como seriam compartilhados os benefícios e possíveis ônus entre os participantes. Uma nova reunião está agendada para esta sexta-feira (20/02), tendo dessa vez como anfitriã a cidade de Palhoça.
(PMF, 17/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *