Prefeitos da Grande Florianópolis reunidos para discutir soluções para os problemas municipais
18/02/2009
Novo prédio da UFSC quer ser referência em arquitetura sustentável
18/02/2009

Capital, São José, Palhoça e Biguaçu receberão centrais de triagem

Os prefeitos de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu autorizaram ontem a construção de cadeias nas cidades para permitir o fechamento da Central de Triagem da Capital. A unidade prisional registrou duas fugas em massa nos últimos oito meses. A última, em 8 de fevereiro, foi a maior da história do Estado, quando 70 detentos escaparam.

O secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter Galina, disse que a abertura de centrais de triagem nas quatro cidades atende à orientação do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que vai custear as construções.

Apesar das medidas anunciadas nenhum município possui projetos para as obras. Por este motivo, não foi informando o número de vagas, local das cadeias nem o prazo para entrega das construções.

Haverá reuniões com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para discutir os projetos. O número de prisões em flagrantes será avaliado para definir as vagas em cada unidade prisional. O prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), disse que as cadeias devem ser construídas em módulos.

Ele comentou sobre terceirização e disse que convidará os prefeitos e representantes da SSP para visitarem uma penitenciária no Paraná que funciona nesse sistema. O prefeito de São José, Djalma Berger, pretende uma parceria com empresário para abertura de uma fábrica próximo à central para oferecer oportunidade de trabalho aos presos.

Obra resolve situação nas delegacias

– Os prefeitos não estavam conscientes do problema até a maior fuga da história – afirmou Valter Galina.

A ideia inicial era construir uma grande unidade, mas, na avaliação de Galina, o ônus fica dividido com a abertura de várias unidades menores. Segundo ele, não passa a impressão de só um local ficar com a responsabilidade de receber presos da região.

O diretor do Departamento de Administração Penal (Deap), Hudson Queiroz, disse que a construção das quatro centrais de triagem resolve o problema dos presos em delegacias e reduz a superlotação no sistema prisional na Grande Florianópolis. Ele garantiu que haverá recursos para as obras.

(Felipe Pereira, DC, 18/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *