Pronto atendimento 24h no Norte da Ilha agrada a comunidade
06/02/2009
Agenda da Ong: 09 a 15 de fevereiro de 2009
09/02/2009

Florianópolis terá secretaria de Ciência e Tecnologia

A cidade de Florianópolis (SC) terá uma secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, como parte da reforma administrativa proposta pelo poder executivo, que ainda depende da aprovação da Câmara dos Vereadores.

A nova pasta será responsável por estabelecer um relacionamento com o setor empresarial tecnológico, além de criar políticas de desenvolvimento para a área.

Segundo comunicado da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), as empresas de base tecnológica instaladas na capital catarinense são a principal economia do município, com faturamento de 771 milhões de reais em 2008.

De acordo com Rui Gonçalves, presidente da entidade, os tributos arrecadados para a prefeitura pelas companhias de tecnologia superam o total de impostos do setor de turismo.

“O faturamento do setor cresceu 60% de 2007 para 2008. Em termos de faturamento formal para o município, somos o dobro da construção civil e do tursmo”, afirma Gonçalves.

Estimativas da Acate indicam que Florianópolis tem cerca de 460 negócios na área, dos quais 360 são do ramo de software, além de duas incubadoras. Por ano, são criadas de 30 a 40 novas empresas de tecnologia na capital catarinense.

O presidente da associação explica que muitas dessas empresas foram criadas por empreendedores que vieram para a cidade para estudar e, quando terminaram os cursos, não tinham empregabilidade.

De acordo com Gonçalves, a criação de uma secretaria responsável pelo setor é uma reivindicação antiga dos empresários da área. Para ele, um dos principais apoios que a pasta pode dar é estabelecer uma política pública de capacitação de mão-de-obra.

“Não crescemos mais por falta de mão-de-obra, precisamos formar gente qualificada e para isso vamos precisar de políticas governamentais”, diz.

(Site Computerworld, Acate, 06/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *