Depósito de material reciclável pega fogo
02/02/2009
Rigor
03/02/2009

A cidade vestida para a Copa de 2014

Florianópolis acordou no sábado em clima de Copa do Mundo. Pouco importa se ainda não há a definição das 12 sedes, que serão anunciadas no dia 20 de março e que o Mundial será realizado apenas em 2014.

A Capital mostrou aos três inspetores da Fifa, que chegaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, à tarde, o engajamento em escrever o seu nome na história do evento mais importante do futebol.

A Ponte Hercílio Luz, que é um cartão-postal conhecido mundialmente, teve a ilustre companhia de uma bola enchida por gás hélio.

Avaí e Figueirense também não ficaram fora da festa e deram as boas-vindas com faixas estendidas no gramado de seus estádios aos técnicos da Fifa, que sobrevoaram durante 30 minutos os principais pontos da cidade.

– Todas estas iniciativas mostraram que nós estamos mobilizados e preparados para receber a Copa do Mundo – afirmou o coordenador das ações relativas à Copa do Mundo Fifa de 2014 em Santa Catarina, Joceli de Souza.

Por mais que o presidente do Comitê Organizador do Mundial de 2014, Ricardo Teixeira, tenha enfatizado que os representantes da Fifa analisaram tecnicamente, é difícil de imaginar que eles não tenham se encantado com as praias da Capital e a Avenida Beira-Mar Norte, mostrando que não é à toa que a cidade é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros.

O relatório da inspeção será encaminhado às comissões existentes de infraestrutura na Fifa. Serão elas que definirão as 12 cidades-sedes do Mundial. Após a decisão, o Comitê Executivo da Fifa referenda o trabalho técnico ou faz alguma observação.

Inspetores sugeriram mudanças na Arena

Porém, como em um filme de suspense em que não se sabe o que vai acontecer no fim da história, os técnicos da Fifa assistiram impassíveis às duas apresentações que aconteceram no sábado à tarde sem dar sinais de que a cidade será uma das sedes da Copa do Mundo.

Fizeram comentários a respeito de melhorias no projeto da Arena Florianópolis e sugeriram o aumento no comprimento da pista do Aeroporto Internacional Hercílio Luz para que tenha condições de receber aeronaves de maior porte.

Capital se transformará em outra com o Mundial

Com a vitória, a cidade passará por uma transformaçãos radical. Estão previstos a implementação de projetos como o Porto Turístico Internacional, a Arena Florianópolis, a Avenida Beira-Mar Continental, o conclusão da duplicação da BR-101, trecho Sul, a construção do novo terminal do aeroporto e a recuperação da Ponte Hercílio Luz.

– O legado será muito forte. É uma oportunidade única para transformarmos a nossa bela Capital em mais bela ainda – afirmou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

Ou seja: haverá uma versão catarinense dos “50 anos em cinco”, slogan que o presidente da República Juscelino Kubitschek adotou no governo dele na década de 1950.

Por tudo isto, resta, agora, à população de Florianópolis cruzar os dedos para que a cidade seja agraciada como uma das sedes do Mundial de 2014.

(DC, 02/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Thina disse:

    Achei inadequando usar a palavra “apenas” no primeiro parágrafo: […]que serão anunciadas no dia 20 de março e que o Mundial será realizado apenas em 2014.

    “Apenas” – por todas as obras que deve passar Florianópolis 2014 é um prazo apertado demais, pra quem conhece a lerdeza do término das obras e inauguração, e até algumas que nem mesmo foram finalizadas, inauguraram sem estar pronta, essa última estou me referindo a Ponte Pedro Ivo Campos.

    Bem, no dia 20 de março eu passo aqui, novamente, estou na torcida pra Florianópolis ser uma das escolhidas, mas tenho que admitir que precisa melhorar 99%, cito modernização e ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a término das obras na POnte Hercílio Luz, bem como o VLT, e o Porto na Ponta do Leal (espero que não seja lenda), bem tudo me parece lenda, mas tomará que saí do papel mesmo sem Florianópolis ser escolhida pra sediar a Copa 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *