Mobilização para evento na Capital
27/01/2009
Embratur divulga na Fitur novo Manual de Vendas e promove Fórum da WTTC
28/01/2009

Teatro ajuda na conscientização de banhistas sobre lixo em praias da Capital

Entre dezembro e março, produção de resíduos sólidos aumenta 25% na cidade

Berbitampas, peixelé e peixedália são novas espécies de animais marinhos encontradas nas pescarias de Chico e Bento. Feitos de tampinhas de garrafas, embalagens de picolé e restos de sandálias, os peixes produzidos com lixo encontrado nas praias servem de alerta para os banhistas em apresentações de teatro à beira-mar.

Os pescadores são personagens interpretados por Valdinei Marques, da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), e Sayonara de Castilhos Amaral, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), e fazem parte do projeto de conscientização dos órgãos municipais para manter limpas as praias de Florianópolis durante a temporada de verão.

Entre os meses de dezembro e março, a produção de resíduos sólidos na Capital sobe cerca de 25%. A coleta diária de lixo aumenta de cerca de 360 toneladas para 450 toneladas na alta temporada.

— Em lugares que fazíamos coletas três vezes por semana, agora fazemos diariamente. Também estamos usando mais caminhões para fazer a coleta — informou o presidente da Comcap, Wilson Cancian Lopes.

Em balneários como Canasvieiras, uma das praias mais procuradas pelos turistas de Florianópolis, no Norte da Ilha de Santa Catarina, a coleta aumentou em até 70%. Mesmo assim, não são todos os frequentadores das praias que jogam o lixo nas dezenas de lixeiras espalhadas pelos balneários. Muitos deixam sacos plásticos e restos de comida na areia.

— Falamos com vários pescadores e todos falam que junto com os peixes, tiram lixo de dentro do mar. Esse lixo vem da praia — explicou Chico, interpretado por Marques.

Em janeiro, a Comcap recolheu, até o dia 20, 9,6 mil toneladas de resíduas sólidos na Capital, sendo 40% desse total, 3,8 mil toneladas, coletadas nas praias.

Trabalho noturno mantém areia limpa

Para garantir que a praia estará limpa para os turistas assim que o dia amanhecer, funcionários da Comcap também trabalham de madrugada nas areias.

— Onde há iluminação na praia, fazemos a coleta de lixo na faixa de areia e nas avenidas centrais. Para essa temporada, cerca de 200 funcionários temporários foram contratados para a varrição dos balneários, a limpeza das praias e a coleta de lixo — disse Lopes.

Para os turistas argentinos Roberto Adad e Hilda Antero, as praias de Florianópolis estão limpas, apesar do número de visitantes que a ilha recebe.

— Há lixeiros espalhados pela areia. Ainda vejo que algumas pessoas não usam, mas não são daqui e logo se acostumam também — falou, depois de jogar o resto do chimarrão que tomava na beira da praia em uma das três sacolas verdes que os cercavam.

(Tatyana Azevedo, DC, 27/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *