Floripa Tem regata de Mini Oceano na Lagoa
29/01/2009
Empresários
29/01/2009

SC lidera a contratação de temporários

Quem conseguiu uma vaga temporária no comércio terá que mostrar mais empenho para garantir a efetivação. Ao contrário da média dos últimos anos, que é de 10%, a expectativa nacional é efetivar apenas 3% dos temporários diante da turbulência global.

Mas Santa Catarina aparece numa situação melhor, com perspectiva de contratar pelo menos 5% – otimismo que aumenta na Capital, onde a projeção é de 10%. A estimativa para o mercado brasileiro é da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), que representa 2,5 milhões de estabelecimentos no país.

Em SC, o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) do Estado, Sérgio Alexandre Medeiros, diz que o movimento turístico no litoral favorece o comércio, o que justifica a projeção maior que a média nacional.

Medeiros lembra que diante da menor contratação neste ano, os funcionários temporários terão que demonstrar melhor desempenho diante da seleção rigorosa. A média de efetivação prevista em 5% deve representar cerca de 400 vagas em todo o Estado – 100 delas em Florianópolis.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Osmar Silveira, diz que a meta é manter a taxa de 10% da efetivação, ficando dentro da média dos anos anteriores, devido à prolongação da temporada até depois do Carnaval.

Para o presidente da Federação do Comércio de SC (Fecomércio), Antônio Edmundo Pacheco, embora SC também sinta os reflexos da crise, as promoções realizadas pelas lojas estão segurando a demanda.

– São liquidações em níveis que não conhecíamos, promoções importantes para a manutenção de vendas e também dos empregos – destaca.

Carolina Farias e Lidro Mesquita foram contratados no final do ano passado por uma loja do Centro de Florianópolis, mostraram bom desempenho e agora garantiram a efetivação. O gerente da loja, Dyogo Teixeira Pegado, diz que houve uma relocação entre os empregados das cinco lojas da rede para fechar o atual quadro.

– Gente boa temos que segurar .

(Alexandre Lenzi, DC, 29/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *