Mau cheiro representa prejuízo perto da orla
16/01/2009
Verão: Operações reduzem em média 40% das ocorrências policiais no Norte da Ilha
19/01/2009

O cheiro e a água escorrendo pela areia indicam o que as placas alertam: “água imprópria para banho”. No último relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgado há uma semana, 57 pontos do Litoral catarinense aparecem como contaminados, sendo que oito estão na lista desde o início da classificação, em 2002.

O problema não é exclusividade dos pontos que sequer recebem banhistas. Além destes, já conhecidos como poluídos, como a Beira-Mar Norte e o Balneário, no Bairro Estreito, na Capital, a indicação de água poluída está em locais movimentados.

As placas de alerta também estão em praias de Itapema, Balneário Camboriú, Bombinhas, Governador Celso Ramos e da Capital (em Canasvieiras, Jurerê, Ponta das Canas, Lagoa da Conceição e Praia Brava).

O responsável técnico do laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, explica que os pontos escolhidos são próximos de áreas urbanizadas. A contagem da bactéria Escherichia coli mostra a contaminação fecal.

– A contaminação pode ser de fezes de outros animais. Mas como as áreas são bastante residenciais, o indicativo é de que a contaminação provém da massa humana – avaliou.

Para o engenheiro civil e sanitarista Afonso Veiga Filho, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Santa Catarina não é exceção no país, onde falta planejamento urbano combinado com a área do saneamento, além da ocupação desordenada.

Ministério Público cobrará mais ações dos municípios

Segundo o engenheiro, o índice de atendimento de rede coletora de esgoto à população urbana é de apenas 11% em Santa Catarina. Conforme ele, é o mais baixo do país e compravável a países africanos.

– Estamos no quinto mundo quando se fala nessa área – avalia.

Os motivos apontados pelo engenheiro para o atraso no saneamento básico são a insensibilidade para o setor e a falta de conhecimento na área. Há 42 anos na profissão, Veiga comenta que contribuiu na estruturação de projetos de implantação de saneamento básico no Estado que nunca saíram do papel.

Um programa do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), existente desde 2004, vai insistir com os prefeitos na exigência de implantação do sistema de esgoto. Conforme o coordenador-geral do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Luís Eduardo Souto, em 2008 foram instaurados mais de 120 inquéritos civis por falta de saneamento no Estado.

Ele ressalta que as prefeituras são os titulares do saneamento. Portanto, o MP deve exigir delas que priorizem as políticas públicas do saneamento:

– É uma necessidade para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente para a saúde.

Em 2009, além de ampliar o trabalho, o MP deverá firmar Termos de Ajustamento de Conduta com os municípios. A ideia é criar um cronograma para ações de saneamento básico. Com isso, Souto aponta que os grandes investimentos, as obras subterrâneas – que não aparecem para se traduzirem em votos – e a falta de esclarecimento social da importância do saneamento não serão mais desculpas para a falta de implantação de sistemas adequados de esgoto.

Como é a pesquisa
> A coleta de água é feita em mais de 180 pontos (mensal, de março a novembro e semanal, de dezembro a fevereiro)
> Cerca de 250 mililitros são coletados a um metro de profundidade
> O material é submetido a exames bacteriológicos por 24 horas. São necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado confiável
> O ponto é impróprio quando em 60% dos últimos cinco resultados o volume de Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) for superior a 800 NMP (Número Mais Provável) por cem mililitros de água, nas amostras coletadas ou quando, na última amostragem, o valor obtido for superior a 2 mil NMP por 100 mililitros de água
> Quando o resultado obtido é impróprio, há o risco de contaminação naquele local > A água contaminada pode causar doenças como gastroenterite, verminoses, doenças de pele e até doenças mais graves, de veiculação hídrica como hepatite, cólera e febre tifoide
> A coleta da água é feita dias antes do resultado ser divulgado. A pesquisa a que esta reportagem se refere teve as coletas feitas nos últimos dias de 2008 e primeiros dias de 2009
> O mais recente resultado, que será divulgado hoje pela Fatma, diz respeito às coletas realizadas após a divulgação do primeiro relatório do ano, na última sexta-feira
Fonte: Fatma

(Lilian Simioni, DC, 16/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *