Turismo nas escolas
13/01/2009
Defesa Civil faz recomendações para quem decide acampar ou fazer trilha nas férias
13/01/2009

Mais uma escola hospeda turistas

Secretaria caracteriza como sendo intercâmbio

Mais um grupo do Oeste do Estado chegou à Capital na manhã de ontem para se hospedar em uma escola pública. Após a polêmica da semana passada – quando uma escola municipal na Praia de Ingleses, no Norte da Ilha, foi proibida pela prefeitura de continuar recebendo os visitantes – a estada ocorreu em uma escola estadual por intermédio do deputado estadual Herneus de Nadal (PMDB).

Um ônibus com placas de Palmitos trouxe 40 pessoas de Caxambu do Sul até a escola estadual Intendente José Fernandes, também na Praia de Ingleses. O presidente da Associação de Pais e Professores (APP), Jorge Donel, afirmou que são cobrados R$ 5 por pessoa para despesas de luz e água na hospedagem tratada como um intercâmbio cultural entre estudantes.

Donel disse que a escola desenvolve a iniciativa há cinco anos e conta com o intermédio do deputado para o contato entre os interessados.

Secretário endossa prática se hóspedes forem estudantes

Os hóspedes dormem em colchões, não podem usar a cozinha, e o responsável assina um termo para eventuais problemas. Com 2 mil alunos, a escola espera receber cinco grupos do Oeste, segundo a APP.

O presidente assinalou que a suspensão da vinda do pessoal acarretaria prejuízos à associação e poderia comprometer o início das aulas, pois recursos também seriam usados na manutenção do colégio.

A professora Rosilei Rans afirmou à RBS TV que os turistas não pagam e que assessores do deputado Herneus de Nadal intermediaram a estada. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação tratou a vinda do grupo como intercâmbio cultural. O deputado apresentou o mesmo argumento à RBS TV.

O secretário estadual da Educação, Paulo Bauer, afirmou que a prática é autorizada se os participantes forem estudantes, professores e familiares, e não causem prejuízo às escolas:

– Se escolas servem de alojamento em jogos e para desabrigados, por que não podem receber estudantes em atividades culturais e turísticas?

(DC, 13/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *