Conselho do Corredor Cultural define regimento e busca apoio
21/01/2009
FCC reúne interessados de SC no Ano da França no Brasil
21/01/2009

Licitação para sistema de esgoto na Cachoeira será relançada

Em fevereiro será aberta a licitação para a construção e implementação do sistema de tratamento de esgoto em Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, com prazo de 18 meses para ficar pronto, segundo informou o presidente da CASAN, Walmor de Lucca, em reunião no dia 20/01 (quarta-feira) com a presença de Otávio Ferrari Filho, coordenador da Câmara de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FloripAmanhã.

Será a segunda vez que a Casan abrirá edital de concorrência para esta obra. A primeira, em agosto de 2008, foi suspensa pelo Tribunal de Contas. O anúncio da licitação acontece logo após a divulgação do início de obras para implantação de sistema de esgoto em outros três balneários. Atualmente, Florianópolis está com cerca de 54% de cobertura de esgoto tratado e a meta na administração Dário Berger é atingir 80%.

Ferrari salienta que o sistema de tratamento de esgotos é de fundamental importância para a obtenção da certificação Bandeira Azul pela Cachoeira do Bom Jesus. A FloripAmanhã é agente promotora do Programa Bandeira Azul na Praia do Santinho e já soma esforços para que a Cachoeira se candidate à obtenção desta certificação de qualidade em balneários.

Este é o critério básico para qualquer praia que pleiteia este selo internacional de qualidade em praias. “O esgoto, ligado diretamente à limpeza das praias, é o requisito básico para atingirmos nosso objetivo. Se tudo correr como planejamos, em dois anos podemos ter o selo na Cachoeira”, explica.

Já na praia do Santinho, é preciso que o poder público (Patrimônio da União) atue com mais rigor para que a praia cumpra todos os 29 pré-requisitos básicos para obter o Bandeira Azul.

As outras praias de Florianópolis candidatas, Mole e Jurerê Internacional, apresentam dados diferentes: Jurerê Internacional é, entre as praias da cidade, que tem as melhores condições para obter o selo, enquanto a Mole sofre de problemas simples, como banheiros públicos na orla e de qualidade nos seus estabelecimentos comerciais.

RIO SANGA DOS BOIS

Depois de tentar 2008 inteiro, o grupo Norte Azul conseguiu com que a COMCAP e FLORAM limpassem o rio Sanga dos Bois, também conhecido como Rio Tomé, localizado na Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, mas, segundo Antonio Barbosa, um dos articuladores do Grupo e também coordenador da Câmara de Turismo da FloripAmanhã, o trabalho, feito pela metade, resultou em problemas, como o esgoto que está indo direto ao rio, a água que não corre como deveria e, apesar da retirada de pontes clandestinas, já foram reconstruídas outras.

Barbosa salienta que a limpeza da praia também não foi feita.

Casan começa implantação de esgoto sanitário no Norte e no Sul da Ilha –

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Francisco disse:

    Se esta obra vai resolver o problema de esgoto na Ponta das Canas e na Cachoeira do Bom Jesus, porque não interligar, através de uma elevatória, o sistema de esgoto da Praia Brava que é uma vergonha e está poluindo um dos melhores balneários do norte da Ilha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *