Sujeira Milionária
15/01/2009
Teatro de pescadores alerta para riscos de poluição na orla
16/01/2009

Florianópolis faz investimentos no turismo de eventos e no desenvolvimento tecnológico para originar mais riquezas

Com metade de seu território ocupado por áreas de preservação permanente, Florianópolis investe cada vez mais na chamada “indústria sem chaminés”, baseada no turismo de eventos e no desenvolvimento tecnológico para gerar riquezas dentro do conceito de desenvolvimento sustentável. Projetos com esse perfil foram deflagrados no dia nove, no Sapiens Parque, em Canasvieiras, num evento que contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira e do prefeito Dário Berger, entre outras autoridades estaduais e municipais.

Na solenidade foi entregue a licença de aprovação do Condomínio Horizontal Sapiens Parque pelo superintendente da Floram, José Carlos Rauen. O documento autoriza a implantação de edificações, ocupando uma área de 4,32 milhões de metros quadrados do parque. Ao todo, o condomínio vai receber 257 unidades de uso privativo e mais 30 edificações de uso comum, além de praças, lagos e áreas verdes. “Fiz questão de assinar o projeto como engenheiro civil porque acredito que esse equipamento vai gerar empregos de alta qualidade”, disse Rauen.

Também foi entregue no evento a licença ambiental para implantação das primeiras edificações no complexo do Norte da Ilha. Foi ainda assinado o convênio para a execução das obras dos lagos e do sistema viário interno que vai interligar o condomínio à estrutura do parque. Na mesma ocasião foi lançado o edital para início das obras de implantação do Instituto de Petróleo, Energia e Gás ¿ Inpetro, que vai propiciar a instalação de laboratórios especializados no local.

Por conta de um outro convênio, o Sapiens Parque vai receber 120 empresas nascentes de tecnologia beneficiadas pelo Programa Prime – Primeira Empresa, além do Centro de Referência em Farmacologia Pré-clínica, que vai atender demandas das indústrias farmacêuticas.

ARENA MULTIUSO

Outra obra anunciada durante o evento foi a construção da Arena Multiuso de Florianópolis. Para isso, o Governo do Estado autorizou a desapropriação de um total de 14.500 metros quadrados no complexo. Com cerca de 20 mil metros quadrados de área construída, a arena terá uma quadra poliesportiva com capacidade para 5mil pessoas, além de espaço de 1.500 metros quadrados reservado para realização de eventos, com apoio de um palco reversível para uso interno e externo, bem como dois auditórios e uma área para feiras e exposições. O empreendimento deve contar também com um estacionamento para mil veículos.

Para o prefeito Dário Berger a construção de um equipamento deste nível é imprescindível para que a cidade atraia eventos de porte nacional e internacional. As obras da arena multiuso devem ser concluídas até meados de 2010. “Já temos confirmada a realização da Copa do Mundo de Handebol em 2011, evento que só foi possível trazer porque já teremos a arena concluída”, comemorou o prefeito.

(FloripaNews, 15/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Fabiano Barreto disse:

    Acredito este ser o maior passo já dado em direção de uma cidade realmente voltada para o turismo de eventos. O que por si só vai propiciar um aumento consideravel de rendas para todos o segmento turistico e hoteleiro no inverno. O verão aqui já esta bom. Mas após a temporada praticamente a cidade morria para o turismo ! Parabéns a todos os envolvidos e idealizadores e autoridades que tiveram o discernimento em apostar nesta fantástica iniciativa.

    Fabiano Barreto
    17-01-2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *