Retrospectiva 2008: Agindo hoje para um 2009, 2010…Floripa 2030 sustentável
19/12/2008
Chuva afeta os hotéis no verão
05/01/2009

Desbravando a Lagoa da Conceição

Um roteiro imperdível para conhecer de barco as belezas de um dos mais belos cartões-postais de Floripa

Visitar e conhecer a Lagoa é bom, morar na Lagoa é melhor ainda, mas bom mesmo é navegar nas águas tranqüilas deste paraíso. Privilegiados são aqueles que podem ter a sua própria lancha e sair para passear na hora que bem desejarem. E olha que não são poucos: estima-se que existam mais de 300 embarcações atracadas na Lagoa da Conceição, somente nas nove marinas espalhadas pela área, fora aquelas que ficam nos decks ou garagens de seus donos.

Navegar na Lagoa é um programa para toda a família, independente da idade. Basta abrir um solzinho e lá estão as lanchas, mesmo nos meses mais frios.A opção por embarcações fechadas diminui os riscos quando o tempo vira repentinamente, o que não é incomum em Florianópolis.

“Você tem a possibilidade de sair para o mar e dar uma esticada até a Ilha do Campeche. Sem falar no Canal da Barra que é um lindo cartão-postal. Depois, acabamos o passeio na Costa da Lagoa para provar os pratos típicos da culinária local. Mas inesquecível mesmo é um passeio na Lagoa em noite de lua cheia, podendo ainda comer um sushi a bordo”, conta o empresário Ricardo Kothe, proprietário de um barco, sem esconder o entusiasmo.

É necessário tomar alguns cuidados antes de se aventurar. Um deles é conhecer os caminhos do lugar. Com o assoreamento da Lagoa, há o perigo de bater nos bancos de areia.

E aí, deu vontade de passear pela Lagoa a bordo de uma lancha? Se você não é dono de uma lancha ou amigo do dono de uma, não fique triste, pois já existe o serviço de aluguel de lanchas na Marina Ponta da Areia. O valor é por hora, que já inclui o combustível e um marinheiro para pilotagem.

Sugestões de rotas

– Navegar somente na Lagoa e almoçar num dos restaurantes típicos da Costa
– Dar a volta à Ilha. Passeio que dura o dia inteiro
– Passear pela Ilha do Campeche
– Passear no Norte da Ilha, passando pelas praias de Jurerê e Canasveiras, pelos fortes de Ratones e Anhatomirim e pela Baía dos Golfinhos

Os encantos da Costa da Lagoa

A apenas alguns quilômetros do agito da Lagoa da Conceição está a pacata e tranqüila Costa da Lagoa. O local, que é uma típica colônia de pescadores e um dos últimos redutos da cultura açoriana, transborda história e beleza natural. A colônia de pescadores que vivem como os seus antepassados chama a atenção mesmo de quem mora na Ilha. Casas antigas em estilo colonial e uma cachoeira são algumas das várias atrações que a Costa reserva. Uma vida em harmonia com a natureza e que rende um agradável passeio e boas memórias.

O barco que vai à Costa da Lagoa sai do trapiche localizado ao lado da ponte no centrinho da Lagoa. O percurso leva em média 40 minutos. Na temporada de verão, o transporte está disponível de 30 em 30 minutos.

O passeio reserva belezas desde o início. A começar pela nova perspectiva que se descortina à medida que a Lagoa vai ficando para trás. Pela embarcação passam esportistas de kitesurf e windsurf. Do lado direito, a Lagoa. Do lado esquerdo, a terra. O barco segue margeando a costa, passando pelo Canto dos Araçás. Casas simples dos nativos se misturam a outras luxuosas de quem fixou moradia mais recentemente ou construiu sua casa de veraneio. O barco faz algumas paradas nos pontos – mini-trapiches com cobertura construídos pela prefeitura – onde acontece o embarque e desembarque de passageiros. A dica é descer no ponto 21, quase no final da Costa.

A Costa tem mais de 15 restaurantes que funcionam o ano inteiro. O cardápio é regado a frutos do mar. Os restaurantes estão localizados de frente para o mar, propiciando uma visão privilegiada do local enquanto se saboreia o almoço.

Há também barcos que saem do trapiche do Parque Ecológico do Rio Vermelho. O passeio neste caso dura cerca de dez minutos.

Serviço:

Marina Ponta da Areia – aluguel de lanchas
Fone: (48)3232-0759

Trapiche da Lagoa (Trsnporte para a Costa da Lagoa)
Fone: (48) 3232-8266

(Imagem da Ilha, 05/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. leticia disse:

    Parabéns ! pela bela matéria acho impressindivel a inteligencia jornalistica ! muito peculiar!

  2. Letícia disse:

    Muito bom ! como dizia um coleguinha meu de escola “As melhores coisas da vida agente experimenta de olhos fechados, tudo! que acontece dá p/ imaginar… tudo! que sê imagina pode acontecer!” E é vero…

    bacanão!
    letícia

    poa/rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *