Desbravando a Lagoa da Conceição
05/01/2009
Volta à Ilha em caiaques
05/01/2009

Chuva afeta os hotéis no verão

Retorno antecipado fez rede registrar baixa ocupação no feriado

As chuvas dos últimos três dias no Litoral de SC fizeram milhares de turistas voltarem mais cedo para casa. Previsto para domingo, último dia do feriadão de Ano-Novo, o retorno acabou antecipado para sexta-feira e sábado, deixando vazios antes do esperado hotéis e imóveis alugados para temporada.

O movimento fez a rede hoteleira rever sua previsão de ocupação para o réveillon. De acordo com o presidente da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC, Estanislau Bresolin, no início de dezembro projetava-se para o feriadão uma movimentação acima da registrada no ano anterior. Com o mau tempo, ele acredita a ocupação fechará em marca inferior à de 2008.

O balanço oficial começa a ser apurado a partir de hoje. No Natal, a pesquisa na rede hoteleira da Grande Florianópolis indicou crescimento na ocupação, que ficou na média de 58%, frente a 55% no ano anterior.

O retorno antecipado também foi verificado nos aluguéis para a temporada. Em Canasvieiras, na Capital, o delegado da região no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-SC), Carlos Frichembruder, estima que pelo menos 50% dos imóveis tenham sido desocupados ainda no sábado, apesar de os aluguéis estarem acertados até domingo.

Voos charters garantem movimento em janeiro

Na Praia dos Ingleses, o delegado do Creci-SC, Jesus Pereira Alves, indica que 20% dos turistas anteciparam o retorno em dois ou três dias. Nas praias de Balneário Camboriú, o retorno adiantado foi de 50%, conforme estimativa do primeiro vice-presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação de Imóveis (Secovi-SC), Sérgio Luís dos Santos. Como o pagamento do aluguel é adiantado, o valor dos dias não ocupados não é devolvido ao cliente.

Os dirigentes, porém, não acreditam que as chuvas prejudiquem a ocupação ao longo do mês. Bresolin, da federação dos hotéis, explica que muitos visitantes chegam hoje ao litoral e que a vinda de voos charters da Argentina, agendados para esta semana, garantirá bom movimento.

(João Werner Grando, DC, 05/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *