Matando Jurerê
09/01/2009
Turismo
09/01/2009

Beira-Mar Norte ficará de cara nova em 2009

Prefeitura e Celesc desembolsarão R$ 5 milhões para obras que incluem reforma do trapiche e da ciclovia

Principal avenida de Florianópolis, a Beira-Mar Norte começará a ser revitalizada nos próximos 60 dias. Estão previstos R$ 5 milhões em projetos para melhorias da via e para a ligação de cabos subterrâneos de alta tensão da Ponte Hercílio Luz à nova subestação da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), que será construída próximo à Casa D’Agronômica. Os recursos e as ações são da prefeitura e Celesc.

Mesmo antes de iniciados os trabalhos, a obra já causou polêmica entre vereadores que discordam do seu caráter de prioridade.

O calçadão e a ciclovia serão afetados diretamente com a passagem dos cabos subterrâneos de alto tensão em direção à futura subestação da Celesc, no Bairro Agronômica, que promete melhorar a distribuição de energia na Ilha. A Secretaria de Obras aproveitará para ampliar o calçadão para quatro metros de largura e dará novo piso à ciclovia.

O plano é refazer os maciços de pedras e os bolsões. Outra promessa é reformar o trapiche, plantar mais árvores, instalar novos bancos, decks de madeiras e mais lixeiras.

– A intenção do prefeito é fazer da Beira-Mar uma bulevar, torná-la muito mais nobre, trazer mais conforto e lazer – disse o secretário de Obras, Carlos Schwabe.

Vereadores sugerem outras prioridades

Ao ser indagado sobre a prioridade da obra e o custo, Schwabe afirmou que todos os investimentos são necessários, assim como o saneamento básico nos bairros, e que grande parte dos recursos é da Celesc. Schwabe não informou quanto a prefeitura irá desembolsar.

Segundo os vereadores João Aurélio Valente e João Amin, ambos do PP, o projeto de revitalização não passou pela Câmara de Vereadores. João Aurélio afirmou que a obra é eleitoreira e vê outras prioridades, como amenizar problemas de trânsito na Ilha e nas pontes, além de saneamento básico nos bairros.

João Amin sugere como ação prioritária a aplicação desses recursos na abertura de 3 mil novas vagas em creches, na atenção das 65 áreas pobres da Capital e no saneamento.

(Diogo Vargas, DC, 09/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *